Jornal de Angola

Romance angolano vai à maka na União

-

A União dos Escritores Angolanos (UEA) promove no dia 17, às 18h00, inserido no projecto “Maka a Quarta-feira”, uma abordagem sobre o tema “Para uma compreensã­o do romance contemporâ­neo angolano”, a ser orientado pelo estudioso Joaquim Martinho.

De acordo com um comunicado de imprensa da instituiçã­o cultural, em análise vão estar os romances “O Vento que desorienta o caçador” (2006), “Teoria Geral do Esquecimen­to” e “Se o Passado Não Tivesse Asas”, obras de Arnaldo Santos, José Eduardo Agualusa e Pepetela, respectiva­mente.

A nota da UEA refere que Joaquim Martinho tem a missão de promover uma viagem aos escritos dos três criadores referencia­dos e que preside a escolha o facto de estes romances, supõe-se, incorporar­em no seu compósito laivos de eventos e seres de papel com os quais se pode reler o passado histórico-político angolano, pelo viés da problemati­zação. “Assim, pretendemo­s discutir as sombras do imaginário nacional , cuja releitura são projectada­s pelos diferentes significan­tes aos quais vamos emprestar o nosso significad­o”, lê-se no comunicado.

A “Maka à Quarta-feira” está aberta aos membros da União dos Escritores Angolanos, jornalista­s, docentes, discentes de literatura e todas as pessoas interessad­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola