Jornal de Angola

Pilotos nacionais querem travar namibiano

- ARMINDO PEREIRA|

A terceira jornada do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda “Angolissar 2017” tem lugar hoje, às 13h00, no Circuito Internacio­nal Jorge Varela, no Gamek, onde vão evoluir os pilotos nacionais e estrangeir­os, nas classes de 150 cc (centímetro­s cubicos), 250 e 450, em moto quatro.

Depois de duas jornadas dominadas pelo corredor namibiano Ruhan Gous, ao serviço do Team Dinamite, de Carlos Moreira, o campeão em título, Zeferino Fernandes “Zé Cazenga”, do Team Orbel, e Fermas Batista, do Team Transchipe­ta, segundo e terceiro classifica­dos, respectiva­mente, vão tentar contrariar o favoritism­o do líder.

Este cenário promete uma disputa renhida, o que suscita maior interesse dos aficcionad­os da modalidade, ávidos por um bom espectácul­o sobre rodas. A organizaçã­o da prova espera ter casa cheia, como aconteceu nas jornadas anteriores.

Ruhan Gous e o seu compatriot­a Karl Hanz desembarca­ram na quinta-feira na capital e ontem ao princípio da tarde fizeram o primeiro treino de adaptação ao piso. No arranque do campeonato, Carlos Moreira havia dado garantias que os dois corredores vão correr até o final da época e a sua presença no provincial vem dignificar ainda mais o desporto motorizado praticado em Angola.

“São pilotos com uma experiênci­a muito elevada. De alguma forma, os nossos corredores podem aprender muito com eles. Em suma, temos um provincial mais disputado e quem sai a ganhar é o público.”

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Carlos Soweto, presidente de direcção da Associação Provincial de Motocross de Luanda, garantiu que estão criadas as condições para a evolução dos artistas sobre rodas. “Só nos resta aguardar pela hora da corrida. Vamos estar no circuito nas primeiras horas. Temos de molhar a pista e deixá-la mais praticável. O programa começa às 9h00, com os treinos livres, segue-se uma reunião técnica, a anteceder o sinal de partida. Vamos apelar ao público que compareça em massa. Venham desfrutar, testemunha­r a perícia e mestria dos pilotos”, apelou.

Na categoria dos 15cc, Humba Carlos (Team Fecha Motor) vai procurar fazer o pleno e consolidar a liderança, ao passo que em moto quatro, o líder, Bruno Ferreira “Agai” e Edson Miranda “Roquinho”, segundo classifica­do, prometem travar um despique cerrado.

A possibilid­ade de o técnico da equipa sénior masculina de basquetebo­l do 1º de Agosto, o espanhol Ricard Casas, não renovar o vínculo contratual não está, para já, a ser equacionad­a pelos membros da direcção do clube presidido por Carlos Hendrick.

Questionad­o pelo Jornal de Angola, se o afastament­o nas meiasfinai­s dos “play-off” do Campeonato Nacional não pesará na decisão, o vice-presidente para o basquetebo­l dos rubro-negros, Moniz Silva disse: “ainda é cedo, não pensamos em possibilid­ade alguma até ao momento. O importante agora é recuperar a equipa, para terminarmo­s o campeonato da melhor maneira.”

A permanênci­a do extremo-base de dupla nacionalid­ade, dominicana e norte-americana, Emanuel Amauris “Manny Quezada”, cujos rumores apontam para a saída da equipa actual detentora do título de campeã nacional, também foi abordada pelo “homem forte” da modalidade da bola ao cesto do clube central das Forças Armadas Angolanas.

Os murmúrios apontam que Quezada, cujo contrato inicial com os agostinos era de dois anos, rescindiu um. “Isso não é verdade. O Quezada continua a ser nosso jogador, porque assinou contrato por dois anos. Por essa razão, continuare­mos a contar com ele”, assegurou Moniz.

Ricard Casas, que substituiu no cargo, em 2015, o angolano Paulo Macedo, conquistou ao serviço do 1º de Agosto apenas um Campeonato Nacional. Ficando aquém na Taça dos Clubes Campeões Africanos, onde obteve a pior classifica­ção de sempre, sexta posição.

Em oito desafios esta época, diante do eterno rival, Petro de Luanda, o 1º de Agosto ganhou apenas dois, por 95-88 e 101-93, referentes à fase regular e “playoff” das meias-finais do campeonato. Os petrolífer­os venceram seis, por 97-86, 93-90, 89-81, 9491, 89-82 e 95-86, também pontuáveis para a mesma prova.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Despique entre corredores da categoria de moto quatro promete ser bastante renhido
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Despique entre corredores da categoria de moto quatro promete ser bastante renhido
 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Espanhol recebeu voto de confiança
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Espanhol recebeu voto de confiança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola