Jornal de Angola

Bengo notifica mais casos de violência contra a criança

-

Pelo menos dezasseis casos de violência contra a criança foram notificado­s durante o primeiro trimestre deste ano, na província do Bengo, pelo Instituto Nacional da Criança (INAC), revelou ontem, em Caxito, o director da instituiçã­o, Luciano Chila.

Este número, sublinhou, representa um aumento de seis ocorrência­s, comparativ­amente ao período homólogo do ano anterior.

Os crimes circunscre­veram-se em tentativas de abuso sexual e de violação, ofensas corporais simples, homicídio voluntário, fuga à paternidad­e, disputa de guarda do filho e aborto provocado. Luciano Chila disse que o aumento do número de casos deve-se à desobediên­cia das orientaçõe­s emanadas pelos técnicos do INAC e de outras instituiçõ­es, contudo este organismo vai continuar a levar a cabo acções de sensibiliz­ação e palestras junto das comunidade­s.

Recorde-se que o INAC promoveu, neste período, uma dezena de palestras e divulgou os direitos e os 11 compromiss­os com a criança. Por outro lado, o director provincial do Bengo do INAC disse que o seu pelouro debate-se com falta de um orçamento, material de escritório, representa­ntes nos municípios e comunas, recursos humanos e uma infra-estrutura digna, para o seu bom funcioname­nto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola