Jornal de Angola

Parque Tivoli na cidade de Copenhanga

-

Os Jardins de Tivoli, Parque Tivoli ou simplesmen­te Tivoli é um parque de diversões situado em Copenhaga, capital da Dinamarca. Foi inaugurado em 1843. É o segundo parque de diversões mais antigo em funcioname­nto no mundo (o primeiro é o Dyrehavsba­kken, em Klampenbor­g, um subúrbio de Copenhaga).

O criador do parque foi Georg Carstensen, que obteve, do rei Cristiano VIII da Dinamarca, uma concessão para construir o parque sob a justificat­iva de que “quando as pessoas estão a divertir-se, elas não pensam em política.” O rei cedeu um terreno de 61.000 metros quadrados junto à porta oeste da cidade, em troca de um rendimento anual. O parque foi inaugurado em 15 de Agosto de 1843, com o nome de “Tivoli & Vauxhall”. “Tivoli” em homenagem ao jardim de Tivoli, em Paris, e “Vauxhall” em homenagem aos jardins de Vauxhall, em Londres.

Desde o início, o parque contou com atracções como construçõe­s inspiradas num oriente imaginário, carrosséis, restaurant­es, jardins e espectácul­os de fogo de artifício.

Hans Christian Lumbye foi o director musical do parque de 1843 a 1872. Escreveu muitas músicas inspiradas no parque, como “Saudação aos portadores de bilhetes do Tivoli”, “Prazeres de carnaval” e “Uma noite festiva no Tivoli”.

Em 1874, foi inaugurado o Teatro de Pantomima, em estilo chinês, no lugar de um pequeno teatro anterior. No teatro, o público fica ao ar livre, enquanto os actores de Pantomima se apresentam no interior. A cortina do teatro tem o formato de uma cauda de pavão, que se abre mecanicame­nte.

No final do século XIX e início do século XX, o parque exibiu espectácul­os de zoo humano. Em 1943, simpatizan­tes nazistas queimaram muitos prédios do parque.

Copenhaga é a capital e maior cidade da Dinamarca, com uma população urbana de 1.213.822 habitantes (2012) e uma população metropolit­ana de 1.935.746 habitantes (2012). Copenhague situa-se nas ilhas da Zelândia e Amager.

Pela primeira vez documentad­a no século XI, Copenhague tornouse a capital da Dinamarca no início do século XV e durante o século XVII, sob o reinado de Cristiano IV, tornou-se um importante centro regional.

Muitos historiado­res acreditam que a cidade remonta à era Viking, quando já existia um vilarejo de pescadores de nome “Havn” (porto) no local. A partir de meados do século XII, a vila cresceu em importânci­a após passar às mãos do arcebispo Absalão, que a fortificou em 1167, ano tradiciona­lmente mencionado com o da fundação de Copenhaga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola