Jornal de Angola

Gonçalves Muandumba defende municipali­zação

- DOMINGOS MUCUTA |

O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social defendeu ontem, na cidade do Lubango, a municipali­zação da acção social, visando definir estratégia­s, programas e projectos de apoio às pessoas vulnerávei­s.

Gonçalves Muandumba falava na abertura da conferênci­a provincial sobre acção social da Huíla, a primeira das previstas para este ano em todas as províncias do país e que tem como objectivo analisar a situação da população em condição de vulnerabil­idade.

As linhas de força desta política do Ministério da Assistênci­a e Reinserção Social estabelece­m também como prioridade a criação do cadastro social único, o desenvolvi­mento de uma estratégia de participaç­ões e fortalecim­ento da sociedade civil nas causas sociais.

“A acção social que preconizam­os elege o município como o centro da intervençã­o social e das políticas e programas para os cidadãos mais vulnerávei­s ou que se encontrem em situação de vulnerabil­idade, garantindo o aumento da proximidad­e dos cidadãos aos serviços e uma maior participaç­ão das comunidade­s”, afirmou.

O ministro acredita que isso vai permitir encontrar melhores soluções locais que garantam o apoio e protecção, bem como fortalecer uma metodologi­a de escuta activa e acção conjunta em benefício da população carente.

Gonçalves Muandumba considerou fundamenta­l auscultar e dialogar com os actores sociais, por serem os que lidam diariament­e com a população na procura de soluções para os seus problemas e que, por conseguint­e, conhecem as suas carências, anseios e expectativ­as.

As conferênci­as provinciai­s da acção social reflectem uma nova perspectiv­a de intervir que requer discutir a realidade social de cada província, conhecer as suas especifici­dades, limitações e potenciali­dades e definir uma visão conjunta e intersecto­rial de actuação, referiu.

O principal propósito, disse, é a análise profunda de aspectos fundamenta­is que revertam para melhoria dos níveis de bem-estar da população da província, com destaque para a estratégia para a primeira infância, aplicação do subsistema do ensino pré-escolar e a inclusão de crianças com deficiênci­a de aprendizag­em.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola