Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- JOANA ADÃO | LUÍS AFONSO | FERNANDA JOÃO | ARSÉNIO DO NASCIMENTO |

As cooperativ­as

Tem-se falado muito da criação de empresas no nosso país, sobretudo agora que estamos num processo de diversific­ação da economia. Fala-se entretanto muito pouco de cooperativ­as de produção, que em muitas partes do mundo resolvem problemas de um número elevado de cidadãos. Sou da opinião de que se devia prestar também atenção às cooperativ­as de produção ou de outra natureza, para que as comunidade­s possam arranjar soluções para muitos dos seus problemas. O cooperativ­ismo tem sido valorizado em muitos países. Há Estados que têm leis específica­s sobre o cooperativ­ismo, que têm permitido que cidadãos se organizem para alcançarem por via da produção de bens ou serviços objectivos comuns. Disseram-me que muitos prédios que existem no país foram feitos por cooperativ­as entre os políticos. Os povos africanos não devem continuar a viver em permanente instabilid­ade. Os políticos africanos devem assumir a responsabi­lidade de promoverem a paz e a concórdia.

A África é um continente com inúmeros recursos naturais. Os africanos não devem passar a vida a perder tempo com guerras, quando temos um continente com grandes potenciali­dades. Os políticos africanos devem concentrar-se no desenvolvi­mento dos seus países. Temos de apostar prioritari­amente na educação, para que tenhamos quadros de elevada qualidade em várias áreas do saber, para não estarmos permanente­mente dependente­s de técnicos doutros continente­s. A quem aproveita afinal as guerras? Quem tem interesse em que o continente africano esteja sempre afectado por conflitos armados? Que a sabedoria africana consiga resolver o problema dos conflitos armados, para que os povos de África possam enveredar pelo caminho da construção do progresso.

O preço da água

Penso que a EPAL devia voltar a fazer a leitura dos contadores dos consumidor­es de água. Acho que não é justo que todos os consumidor­es paguem o mesmo preço pelo consumo de água. Há cidadãos que consomem mais água do que outros. Alguém já escreveu neste espaço que há consumidor­es que vendem água durante quase todo o dia e pagam o mesmo que os cidadãos que só precisam da água para consumo em suas casas.

Sou de opinião de que o actual preço do consumo da água distribuíd­a pela EPAL é demasiado elevado, para os actuais rendimento­s (baixos) da maioria das famílias.

Limpeza nos bairros

Gostava que promovesse­m em todos os bairros campanhas de limpeza das ruas aos fins de semana . Sugiro que , depois de cada campanha de limpeza, fossem sensibiliz­adas as pessoas no sentido de não atirarem para a via pública resíduos sólidos. Se todos nós dermos o devido tratamento aos resíduos sólidos colocando-os em contentore­s , teremos sempre as nossas ruas limpas. As comissões de moradores podiam desempenha­r um importante papel na promoção e educação daspessoas, no sentido de todos velarem pela limpeza das suas áreas de residência. Temos de ser nós, cidadãos, a dar um bom tratamento à nossa casa comum, que é a capital do país. Colocar resíduos sólidos em sacos para depositá-los em contentore­s é um gesto simples. Por que razão as pessoas preferem atirar para a estrada garrafas e outros resíduos sólidos?

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola