Jornal de Angola

Nova técnica para combater aedes egypti

-

Uma agência das Nações Unidas está a investir na técnica do insecto estéril para combater doenças causadas pelo aedes egypti.

De acordo com uma estratégia lançada em Fevereiro, a medida deve ajudar sistemas nacionais de saúde na América Latina a conter surtos especialme­nte do zika.

O especialis­ta da Agência Internacio­nal de Energia Atômica (AIEA), Rui Cardoso Pereira, afirmou que a fórmula já deu certo com iniciativa­s contra a mosca do gado, da fruta e outros insectos. Explicou como o processo ocorre.

“Esses insectos são esteriliza­dos com uma radiação e depois são largados no terreno, no campo. É como um controlo de natalidade de insectos. Esses acasalam, mas não reproduzem.

Os óvulos das fêmeas selvangens nunca são fecundados, e portanto isso é a tecnologia que tem sido usada para a mosca do gado, a mosca da bicheira, para a mosca da fruta, a mosca tsé-tsé etc.”

Rui Cardoso Pereira contou que a técnica já começou a ser testada na Ásia, e que em breve de ser levada ao Brasil, ao México e à Tailândia como parte da cooperação com a AIEA. “Posso dizer que, neste momento, há um grupo no sul da China já com um projectopi­loto em implementa­ção. México, Brasil, Tailândia vão começar muito proximamen­te. Portanto, a primeira fase, digamos, foi capacitar as pessoas, criar infraestru­tura para esses insectos serem produzidos. O caso do Brasil já tinha uma infraestru­tura e usava insetos que eram transgênic­os.” Um estudo da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), divulgado em Fevereiro, reforça a intenção da agência e da Organizaçã­o PanAmerica­na da Saúde (Opas), de fortalecer a luta contra o vírus do zika na América Latina, assim como a outras doenças como dengue e chicunguny­a.

 ?? DR ?? A investigaç­ão em curso vai ajudar os países endémicos a conter eventuais surtos de zika
DR A investigaç­ão em curso vai ajudar os países endémicos a conter eventuais surtos de zika

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola