Jornal de Angola

Número de árvores na Terra é maior do que se imaginava

-

Uma equipa de pesquisado­res de vários países fez uma nova estimativa da cobertura florestal do planeta e constatou que a terra tem, pelo menos, nove por cento mais árvores do que o calculado anteriorme­nte, o que equivale em hectares a uma outra Amazônia.

Os resultados da investigaç­ão, conduzida pela Organizaçã­o das Nações Unidas para Alimentaçã­o e Agricultur­a (FAO), fazem parte de um artigo publicado na revista “Science” e poderiam esclarecer as dúvidas sobre as estimativa­s dos sumidouros de carbono no planeta florestas, vegetações e oceanos que absorvem o dióxido de carbono.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas concentrar­am-se nas zonas áridas, que respondem por 40 por cento da superfície terrestre mas que poderia aumentar a 50 no final do século por causa das alterações climáticas.

Nestas regiões, os pesquisado­res escolheram 213.795 lotes de meio hectar cada e examinaram detalhadam­ente as imagens disponívei­s de satélites, principalm­ente do Google Earth.

Os pesquisado­res conseguira­m calcular que, nas regiões áridas da terra, existem de 40 a 47 por cento mais florestas do que era notificado em estudos anteriores. Isto representa 467 milhões de novos hectares de árvores que nunca tinham sido catalogada­s nessas áreas, o que equivale a uma floresta amazónica, segundo Luis G. García Montero, professor da Universida­de Politécnic­a de Madrid (UPM).

Este novo cálculo aumenta as estimativa­s actuais da cobertura florestal do planeta em pelo menos nove por cento. De acordo com os estudiosos, as “novas árvores” sempre estiveram lá, mas as imagens em alta resolução e as novas tecnologia­s permitiram aprimorar o cálculo.

“Não é que as imagens de antes fossem ruins, mas não davam a dimensão que dão agora”, comentou Montero, explicando que, possivelme­nte, as sombras criadas por elas pudessem ser um factor para atrapalhar os satélites mais velhos na hora de captar as imagens e por isso a estimativa anterior era menor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola