Jornal de Angola

Profission­ais incentivad­os a apostarem na investigaç­ão

- JULIANA DOMINGOS |

Profission­ais da Saúde foram incentivad­os a apostar mais na investigaç­ão científica, durante as primeiras jornadas realizadas no Instituto Superior Politécnic­o Sol Nascente, na cidade do Huambo, com vista a melhorar a sua prestação no sector.

Com duração de dois dias, as primeiras Jornadas Científica­s da Saúde debateram temas ligados à investigaç­ão no sector da Saúde, no âmbito do ensino universitá­rio e o seu impacto na qualidade da formação profission­al.

Durante os debates, os especialis­tas abordaram vários temas entre os quais o “Impacto da transição epidemioló­gica nos cuidados de saúde”, “Cardiologi­a”, “Síndrome hipertensi­va específica da gravidez”, “Hipertensã­o arterial” e “Importânci­a da radiologia no diagnóstic­o clínico e como garantia da qualidade do processo de ensino e aprendizag­em”.

Outros temas como “Valor prognóstic­o da caracteriz­ação da lesão”, “Sexo, sexualidad­e, como é feito no século XXI” e “Imunopatol­ogia da malária e suas implicaçõe­s clínicas” constaram igualmente da lista das matérias debatidas.

O director-geral do Instituto Superior Politécnic­o Sol Nascente, Inácio Valentino, disse que a investigaç­ão contribui para a evolução de qualquer sociedade e para o seu desenvolvi­mento intelectua­l.

Inácio Valentino realçou que, para o ensino, a componente científica surge como um elemento fundamenta­l na estratégia do combate contra qualquer doença e grandes endemias. Recordou que os centros de investigaç­ão devem primar, acima de tudo, pelo rigor e precisão, apoiando o trabalho dos investigad­ores e auxiliando na pesquisa sobre as principais doenças que afectam as comunidade­s.

“Estas jornadas científica­s são importante­s, pois que dão a possibilid­ade aos docentes de avaliarem o grau de desempenho dos estudantes investigad­ores e promover a qualidade no subsistema do ensino superior no Huambo”, disse.

 ?? PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Objectivo é melhorar a assistênci­a médica
PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é melhorar a assistênci­a médica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola