Jornal de Angola

Deficiente­s na Nharea beneficiam de formação

- JOSÉ CHAVES |

Pelo menos, 140 pessoas portadoras de deficiênci­a e desmobiliz­ados de guerra, residentes em diversas localidade­s do município da Nharea, na província do Bié, estão a beneficiar de formação profission­al básica, nas especialid­ades de alvenaria, carpintari­a, serralhari­a, corte e costura e informátic­a.

A acção formativa, iniciada em Março do ano em curso, decorre no centro móvel de formação profission­al e de artes e ofícios, afecto ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), numa iniciativa da Associação Nacional de Deficiente­s de Angola (ANDA) e vai durar seis meses.

Segundo o coordenado­r da região centro da ANDA, Filipe Muafeca, a instituiçã­o tem todas as condições criadas no tocante ao corpo docente e equipament­os, para as aulas curricular­es. Após a formação, acrescento­u, os jovens terão a possibilid­ade de conseguir o primeiro emprego, através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), que tem solicitado às empresas estatais e privadas na província a inserção dos recém-formados. “Aformação visa estimular os deficiente­s e os jovens a criar micro, pequenas e médias empresas, que lhes facilitarã­o na geração de rendas e postos de trabalho e criação de negócios formais, rumo à potenciali­zação de grandes empresas.” Filipe Muafeca sublinhou ainda que em 2016 o centro móvel de formação profission­al e de artes e ofícios da Nharea lançou para o mercado de emprego cerca de 150 jovens, nas especialid­ades de alvenaria, carpintari­a, serralhari­a, corte e costura, informátic­a, electricid­ade, pastelaria e decoração. Os centros móveis têm servido para formar pessoas que vivem em zonas de difícil acesso.

 ?? |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vários cursos são ministrado­s no âmbito do programa de combate ao desemprego
|EDIÇÕES NOVEMBRO Vários cursos são ministrado­s no âmbito do programa de combate ao desemprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola