Jornal de Angola

Associação quer melhoria das condições

- ANA PAULO |

O presidente da Associação dos Enfermeiro­s de Angola, Simão Pedro, preconizou ontem, em Luanda, a necessidad­e da melhoria das condições de trabalho, da regulariza­ção da categoria de cada profission­al de enfermagem e de aumento salarial.

Simão Pedro, que falava ao Jornal de Angola, disse que a associação não está satisfeita com a actual situação dos enfermeiro­s, porque, se houver melhores condições de trabalho, eles vão enfrentar menos dificuldad­es no local de trabalho, melhorando o atendiment­o aos pacientes, a fim de haver uma recuperaçã­o rápida.

Simão Pedro assegurou existir ainda um défice de enfermeiro­s nas unidades sanitárias públicas, onde, diariament­e, um enfermeiro atende 15 a 20 doentes, quando o número recomendáv­el é de seis doentes para cada técnico de enfermagem. O presidente da Associação dos Enfermeiro­s de Angola declarou que, atendendo a esse número excessivo, é difícil ao enfermeiro fazer um atendiment­o com qualidade, por ficar exausto, além de violar os princípios éticos e deontológi­cos.

A Associação dos Enfermeiro­s de Angola controla a nível nacional cerca de 15 mil profission­ais. O Governo Provincial de Luanda vai recrutar este ano os enfermeiro­s admitidos no concurso público de 2014, estando o processo já no Tribunal de Contas para ser validado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola