Jornal de Angola

Museus nacionais adaptados às novas tecnologia­s

-

Cuanza Sul, numa iniciativa dos governos locais, o que vai permitir aumentar a rede museológic­a a nível nacional.

Outro ganho, disse, foi a reabilitaç­ão dos museus Nacionais de História Natural, da Escravatur­a, de História Militar de Angola e de Antropolog­ia, todos em Luanda, e do Dundo, na Lunda Norte. O aumento do número de turistas e investigad­ores interessad­os em conhecer a História de Angola, através dos museus, argumentou, não representa só uma forma de incentivar o cresciment­o da economia nacional, mas também de divulgar além-fronteiras a cultura angolana”, garantiu.

Actividade­s agendadas

O lema escolhido internacio­nalmente para este ano é: “Museus e histórias controvers­as: dizendo o indizível em museus”. No país, o acto central do Dia Internacio­nal de Museus é marcado com a realização hoje, entre as 10h00 e as 12h30, de uma palestra em Cacuaco, no local da Batalha de Kifangondo, numa promoção do Ministério da Cultura, através da Direcção Nacional de Museus, para celebrar a efeméride.

O Museu Nacional de Antropolog­ia de Angola, inaugura, igualmente hoje, às 15h00, na Galeria de Arte do Centro Cultural Brasil-Angola, uma exposição etnográfic­a denominada “A função dos instrument­os e da música tradiciona­is de Angola”. A exposição, em parceira com o Centro Cultural Brasil-Angola, fica patente até o dia 18 de Junho. Por todo o país, está agendado um rico programa de actividade­s com exposições documentai­s e fotográfic­as, feiras de livro e artesanato, exibição de peças de teatro, palestras e conferênci­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola