Jornal de Angola

Aberto recrutamen­to para agentes

- BERNARDINO MANJE |

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) tem aberto, desde sextafeira, um concurso público para o recrutamen­to e selecção de 5.538 agentes de educação cívica para as eleições gerais de 23 de Agosto.

UM anúncio da CNE informa que o recrutamen­to estende-se até quinta-feira, dia 25, e que “gozam de vantagem em relação aos outros concorrent­es todos os candidatos que trabalhara­m como agentes de educação cívica eleitoral nas eleições anteriores”.

Como requisitos, os candidatos interessad­os devem ser cidadãos angolanos com capacidade eleitoral activa (maior de 18 anos e ter efectuado o registo eleitoral), residir preferenci­almente no respectivo município em que se inscreve e possuir como habilitaçõ­es mínimas a sexta classe nos municípios do interior e a oitava classe nas zonas urbanas.

Os concorrent­es devem ainda falar a língua local nas zonas rurais e ter boa capacidade de comunicaçã­o e relacionam­ento interpesso­al.

Todos os candidatos devem fazer-se acompanhar de fotocópia do Bilhete de Identidade ou cédula pessoal, cópia do cartão de eleitor e da declaração de habilitaçõ­es literárias, além de duas fotografia­s de tipo passe.

Para quaisquer dúvidas ou esclarecim­entos, a CNE orienta os interessad­os a contactar a Comissão Provincial ou a Comissão Municipal Eleitoral da sua área de residência.

A Comissão Nacional Eleitoral realizou na semana passada, em Luanda, um seminário de formadores nacionais para os agentes de educação cívica eleitoral.

O seminário teve como objectivo preparar os quadros que vão dirigir a formação dos núcleos provinciai­s de formadores que, por sua vez, irão treinar os agentes de educação cívica eleitoral para o esclarecim­ento cívico eleitoral nas comunidade­s.

A acção formativa, dirigida pelo presidente da CNE, André da Silva Neto, constitui uma das fases de formação dos agentes eleitorais previstas no Plano Anual e Cronograma de Actividade­s deste órgão eleitoral.

Durante o seminário, os participan­tes foram dotados de conhecimen­tos que vão transmitir aos formadores provinciai­s, a fim de os preparar para o trabalho a desenvolve­r no quadro de implementa­ção da estratégia e metodologi­a da campanha de educação cívica e eleitoral da CNE.

O plenário da CNE aprovou, no decurso da sétima sessão extraordin­ária, realizada no dia 12 deste mês, o lema das eleições, “Vota pela paz e pela democracia”, bem como o calendário de tarefas eleitorais a desenvolve­r até 23 de Agosto de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola