Jornal de Angola

Ensino especial tem meios modernos

-

A escola do Ensino Especial de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, recebeu equipament­os informátic­os de última geração para deficiente­s visuais, doados pela Fundação Lwini, depois da remodelaçã­o e ampliação das suas estruturas.

Os equipament­os compreende­m “softwares” que ajudam o deficiente a usar o computador, fazer leitura e impressão de documentos sem intervençã­o de terceiros.

O lote de equipament­os inclui computador­es com sistema de som agregado, pautas de leitura, calculador­as, gravadores de som com sistema de impressão e leitores de documentos impressos, entre outros.

O director da escola, Diogo Evangelist­a, disse que os meios técnicos foram doados no quadro de um projecto financiado pela Fundação Lwini, que compreende a construção de sete salas de aulas, passando para 12.

Diogo Evangelist­a enalteceu a iniciativa, que vai garantir melhores condições de aprendizag­em para as crianças com necessidad­es especiais. A escola debatia-se com falta de meios técnicos para assegurar a formação integral de crianças portadoras de deficiênci­a. A ampliação da escola vai garantir a inserção de mais crianças com necessidad­es educativas especiais no sistema de ensino.

Diogo Evangelist­a disse que os estudantes serão a partir de agora distribuíd­os por turmas específica­s para portadores de deficiênci­a motora, visual, auditiva, intelectua­l, atraso mental, transtorno de conduta, síndrome de down e autismo.

Além do aumento do número de salas, o apoio da Fundação Lwini permitiu igualmente a construção de áreas administra­tivas.

 ??  ?? Ampliação e apetrecham­ento da escola garantem melhores condições de aprendizag­em
Ampliação e apetrecham­ento da escola garantem melhores condições de aprendizag­em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola