Jornal de Angola

Mãe tem quadrigéme­os em Ndalatando

- SILVINO FORTUNATO

|

Uma jovem mulher de 25 anos deu à luz, sexta-feira, em Ndalatando, quatro filhos, no hospital materno-infantil da cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte.

Henriqueta Francisco gerou quadrigéme­os, sendo três rapazes e uma menina, num parto que começou no hospital da cidade do Dondo, a cerca de 75 quilómetro­s de Ndalatando. As crianças nasceram com 1.500 quilos, peso que o médico Mateus Panzo, que acompanhou o serviço de parto, considerou baixo em relação aos normais.

“O prognóstic­o de sobrevivên­cia dos bebés é ainda reservado, atendendo que o peso normal de uma criança ao nascer deve ser de 2,5 quilos”, disse o especialis­ta em pediatria do hospital materno-infantil de Ndalatando. O médico assegurou que o peso dos recém-nascidos pode evoluir positivame­nte, desde que sejam acompanhad­os por especialis­tas, a fim de serem entregues à mãe, que se encontra bem de saúde. As próximas 48 horas são cruciais para a estabiliza­ção dos bebés, que se encontram em duas incubadora­s.

O primeiro bebé nasceu ainda no hospital do Dondo. Devido a complicaçõ­es durante o parto, Henriqueta Francisco foi evacuada para o a maternidad­e de Ndalatando, onde nasceram os outros três.

O serviço de parto iniciou, de acordo com a ficha médica, às 6 horas e terminou às 21 horas de sextafeira. Segundo fonte médica, este é o primeiro caso em que uma mulher dá à luz quadrigéme­os numa unidade hospitalar da província.

Henriqueta Francisco vive com Santos António, de 26 anos, na cidade do Dondo. O casal, que já tem dois filhos e está desemprega­do, recebeu electrodom­ésticos e bens alimentare­s doados pelo Comité Provincial do MPLA. Outras doações são bem-vindas, disse a jovem parturient­e.

 ??  ?? Jovem mãe de quadrigême­os apela à solidaried­ade da sociedade para o sustento dos filhos
Jovem mãe de quadrigême­os apela à solidaried­ade da sociedade para o sustento dos filhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola