Jornal de Angola

Disco de ouro para Damásio

FESTIVAL SOL DA CAPARICA Depois do disco de ouro o cantor tem agendados novos concertos em Portugal

- ROQUE SILVA |

A multinacio­nal Sony Music outorgou, no sábado, em Portugal, um disco de ouro ao cantor e compositor Matias Damásio, que esteve no Porto, onde fez um concerto de estreia no histórico Coliseu do Porto.

A distinção, a primeira do artista em Portugal, foi entregue pela directora e representa­nte da Sony Music, Paula Homem, pelo facto de o disco “Por amor” ter alcançado vendas superiores de 20 mil unidades.

“Por amor”, lançado nos finais de 2016, teve a participaç­ão de Prodígio, Serafina Sanches e Laton, sendo o décimo primeiro álbum mais vendido em território português, e tem, no registo, uma nova edição exclusiva para Portugal.

O álbum, o quarto de originais no qual Matias Damásio celebra 10 anos de carreira, é o disco com mais êxito do artista, sendo que atingiu o recorde de 75 mil cópias vendidas num só dia.

No CD destacam-se as músicas “Beijo rainha”, “Agi sem pensar”, “A culpa é dela”, “Loucos”, “Sol e lua”, “Aló”, “Papá”, “Matemática do amor”, “Dinheiro kumbu” e “Amo essa mulher”, algumas das 13 canções que comportam o CD, que retratam histórias de amor, força, esperança, optimismo e orgulho por Angola, numa demonstraç­ão de maturidade e pragmatism­o.

Esta é a segunda distinção que Damásio recebe este ano em Portugal, depois de a Rádio FM ter-lhe atribuido um “single de ouro”, pelo facto de a música “Loucos” ter sido a mais ouvida. Trata-se de uma versão do tema original homónimo, com a participaç­ão do português Héber Marques, integrado no álbum “Por amor”.

O videoclipe tem mais de 16 milhões de visualizaç­ões na Internet e mais de 12 milhões no Youtube.

Numa breve analogia com a realidade do mercado internacio­nal, é notório o facto de a música angolana atingir passos significat­ivos em território português, consideran­do que Matias Damásio entra para a lista dos mais internacio­nais, entre Bonga, Paulo Flores, Anselmo Ralph e C4 Pedro.

O espectácul­o de sábado, no Coliseu do Porto, foi a estreia de Damásio naquele emblemátic­o palco em Portugal. Em Abril, o cantor apresentou o álbum “Por amor” no Coliseu de Lisboa e participou num concerto no Baixo Alentejo, em Março, todos com lotação esgotada.

No Porto, o espectácul­o contou com a presença do consagrado Calabeto. A dupla levou a plateia ao delírio quando interpreto­u o tema “Bomba”. Matias Damásio divulgou a sua satisfação nas redes sociais, tendo dedicado o prémio aos seus apreciador­es e colegas. “Minha família, é com muita alegria e emoção que anuncio que recebi no Coliseu do Porto, das mãos da directora da Sony Music, Paula Homem, o meu primeiro disco de ouro em Portugal.

Obrigado a todos do fundo do meu coração”, lê-se na mensagem publicada na sua página oficial da rede Instagram.

Matias Damásio volta a subir palcos portuguese­s no dia 12 de Agosto, em Lisboa, no Festival Sol da Caparica. Natural de Benguela, Matias Damásio nasceu a 9 de Maio de 1982. É compositor, considerad­o um dos melhores da sua geração. Com dois troféus nos prémios Top dos Mais Queridos, em 2007 e 2013, começou nos festivais de música religiosa. Venceu a Gala à Sexta-feira, da Televisão Pública de Angola, em 2003, interpreta­ndo “Mãe querida”, venceu o Festival da Canção de Luanda e o de Música Popular Angolana (Variante).

Foi o segundo classifica­do no concurso Domingão Coca-Cola, onde teve como opositores a Banda Maravilha e o cantor João Alexandre. Foi um dos 12 finalistas do concurso de televisão Estrelas ao Palco. Damásio é autor dos discos “Vitória”, “Amor e festa na lixeira” e “Por Angola”.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vendas de Matias Damásio valem ouro
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vendas de Matias Damásio valem ouro
 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sony Music outorgou um disco de ouro ao compositor e cantor Matias Damásio durante o concerto realizado no Coliseu do Porto
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Sony Music outorgou um disco de ouro ao compositor e cantor Matias Damásio durante o concerto realizado no Coliseu do Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola