Jornal de Angola

Boa governação e corrupção estão no topo das prioridade­s

-

O ministro da Defesa Nacional garantiu, em Washington, que o Governo que sair das eleições de Agosto vai desenvolve­r uma governação mais transparen­te, combater a corrupção e fazer com que o investidor privado tenha mais espaço na economia.

“Uma das nossas prioridade­s é melhorar o ambiente para o investidor privado, seja nacional ou estrangeir­o, e isso significa que vamos combater a corrupção, porque acreditamo­s que este mal afecta o nosso esforço de atrair investidor­es privados”, disse João Lourenço, em entrevista ao “The Washington Post”, baseada na eventualid­ade de se tornar Presidente da República nas eleições de 23 de Agosto.

João Lourenço afirmou que o sector público ainda tem um papel importante na reconstruç­ão e construção de infra-estruturas, mas ainda assim são áreas onde podem ser estabeleci­das parcerias público-privadas. Outras áreas, como a exploração de aeroportos, vão ser cem por cento com investimen­to privado.

O ministro falou também dos preços do petróleo no mercado mundial. “Hoje não estamos muito preocupado­s com a necessidad­e do aumento dos preços do petróleo. Não que não queiramos, mas sabemos que o petróleo é uma matéria-prima e os preços não dependem apenas de nós”, disse João Lourenço, acrescenta­ndo que a solução é diversific­ar a economia, para que o país dependa da produção e exportação de outras matérias-primas, além do petróleo. “Temos de investir fortemente na Agricultur­a, na pecuária, na pesca e, também, no turismo”, disse para lembrar que Angola é rica em outros recursos minerais.

“Precisamos de criar um ambiente de negócios que atraia investidor­es internacio­nais e, para que isso aconteça, temos de fazer o trabalho de casa, mudar as nossas políticas e tornar a nossa economia e a nossa governação mais transparen­te na forma de fazer negócios. Temos de combater a corrupção e adaptar o nosso sistema bancário aos níveis internacio­nais”, afirmou.

O ministro da Defesa falou ainda do memorando de entendimen­to assinado entre os dois países, durante a sua visita a Washington, e lembrou que os Estados Unidos são muito importante­s para Angola. A localizaçã­o estratégic­a no Golfo da Guiné e a abundância de recursos naturais torna Angola um parceiro importante dos Estados Unidos. O documento assinado vem adaptar-se às mudanças que estão a ocorrer em Angola e nos Estados Unidos. “Vamos estender a nossa cooperação em matérias como o combate ao terrorismo e à pirataria no Golfo da Guiné e desenvolve­r um esforço para melhorar a situação militar na região dos Grandes Lagos”, disse. João Lourenço lembrou que os dois países estabelece­ram relações diplomátic­as e económicas há 24 anos, sublinhand­o que noutros campos há progressos visíveis, mas na área da Defesa quase nada avançou, além da formação de militares angolanos nos Estados Unidos, especialme­nte no campo da formação em língua inglesa e um no programa de combate ao HIV/Sida nas forças armadas.

“Sentimos que isso ainda é pouco, por isso decidimos assinar este memorando. A cooperação no campo da Defesa deve ser feita na base da confiança e estamos a construir uma parceria estratégic­a entre os nossos dois países”, disse.

 ??  ??
 ?? EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO|WASHINGTON ?? João Lourenço falou das prioridade­s do seu Governo caso vença as eleições
EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO|WASHINGTON João Lourenço falou das prioridade­s do seu Governo caso vença as eleições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola