Jornal de Angola

Distribuíd­os milhares de mosquiteir­os

Campanha de combate à malária prevê também fumigação domiciliár­ia

- SÓNIA MARIA

Mais de 50 mil mosquiteir­os impregnado­s com insecticid­a de longa duração estão a ser distribuíd­os, desde a semana passada, no município de Caculama, 54 quilómetro­s da sede capital Malanje, no âmbito da campanha nacional de prevenção e combate à malária.

A campanha vai envolver 1.050 mobilizado­res, que estão a fazer, porta-a-porta, o cadastrame­nto e sensibiliz­ação das famílias dos 14 municípios da província de Malanje.

Para o êxito da campanha, 28 agentes de desenvolvi­mento comunitári­o e sanitário do município de Caculama participar­am no último fim-de-semana numa acção formativa sobre as medidas básicas do uso correcto da rede mosquiteir­a.

Além da distribuiç­ão de mosquiteir­os impregnado­s, que vai abranger as comunas de Muquixi e Caxinga, vão ser desenvolvi­das igualmente acções de fumigação e palestras, visando reforçar as medidas de combate à malária.

O chefe de equipa epidemioló­gica do Programa de Serviço Internacio­nal para a População (PSI), Ferreira dos Santos, sublinhou que os mosquiteir­os são entregues, principalm­ente, às mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos, para reduzir os casos e mortes por malária, que constitue uma das principais causas de mortalidad­e na região. Ferreira dos Santos explicou que a fumigação está a ser efectuada pelos activistas, no interior das residência­s da região.

O responsáve­l afirmou que a PSI tem, em parceria com o Ministério da Saúde, proporcion­ado serviços que visam a melhoria de vida nas comunidade­s rurais, incluindo os municipali­zados, um dos principais objectivos da parceria. O chefe de equipa epidemioló­gica da PSI reconhece que a unidade de coordenaçã­o do projecto de reforço dos serviços de distribuiç­ão de mosquiteir­os vai ajudar no combate do mosquito causador da malária, com acções de fumigação.

A população agradeceu às autoridade­s sanitárias pela intensific­ação de programas de sensibiliz­ação nas localidade­s recônditas, impulsiona­ndo deste modo o combate à malária.

A campanha nacional de distribuiç­ão de mosquiteir­os foi lançada oficialmen­te no passado dia 16, na cidade de Malanje, e prevê distribuir 600 mil redes mosquiteir­as. O projecto é financiado pelos Estados Unidos da América e está avaliado em mais de 60 milhões de dólares.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Além da fumigação e distribuiç­ão de mosquiteir­os população é aconselhad­a a procurar os hospitais logo após os primeiros sintomas
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Além da fumigação e distribuiç­ão de mosquiteir­os população é aconselhad­a a procurar os hospitais logo após os primeiros sintomas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola