Jornal de Angola

Técnicos de saúde devem respeitar direitos humanos

-

Os técnicos de saúde do Hospital Provincial do Moxico foram exortados a observarem os direitos humanos como garantias dos cidadãos no exercício da profissão. A exortação foi feita pelo coordenado­r da Associação Mãos Livres.

Ernesto Guilherme, que falava durante uma palestra promovida pela associação que dirige, disse que os Direitos Humanos são um conjunto de garantias estabeleci­das pela lei, de forma a harmonizar o conjunto de responsabi­lidades constituci­onais a favor de cada cidadão.

Para tal, exortou os técnicos a respeitare­m os princípios da deontologi­a profission­al, no exercício das suas funções, garantindo aos pacientes um atendiment­o condigno e humano capaz de permitir o restabelec­imento da saúde, em casos críticos. Explicou que o respeito pelos direitos humanos é uma obrigação de cada cidadão, em especial dos responsáve­is e representa­ntes do Estado.

Ernesto Guilherme referiu que a saúde significa o estado de normalidad­e do funcioname­nto do organismo e que, para se atingir tais metas, não basta se ter medicament­os, mas também amor ao próximo da parte dos técnicos.

O director de enfermagem da unidade hospitalar, Fernando Paulo, disse que os esclarecim­entos sobre os direitos humanos deixam os técnicos mais preparados para a difícil tarefa de salvar vidas. O director do hospital, Bento Calala, louvou o gesto da associação e solicitou que iniciativa­s do género se repitam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola