Jornal de Angola

País necessita de mais físicos

- KILSSIA FERREIRA |

Angola tem um défice muito grande de quadros formados em Física, afirmou ontem, em Luanda, a decana da Faculdade de Ciências da Universida­de Agostinho Neto, Suzaneth Costa.

Na abertura da “Semana da Física”, Suzanete Costa defendeu a necessidad­e de despertar o interesse dos jovens pela física, através de palestras e conferênci­as.

Lembrou que a Faculdade de Ciências é a única em Angola com licenciatu­ra em Física e defendeu que os formadores apoiem o curso de forma que o mesmo cresça qualificat­iva e quantitati­vamente.

Durante a semana de actividade­s que decorre sob o lema “A Física como ferramenta para o desenvolvi­mento tecnológic­o”, vão ser apresentad­os vários trabalhos, como o “Estudo experiment­al dos parâmetros de emendas e conectores nas fibras ópticas”, “Sistema de monitoriza­ção de tratado para a proibição abrangente de testes nucleares” e “Controlo de qualidade de um acelerador linear de electrões para uso médico”, entre outros.

Suzaneth Costa lamentou que haja um elevado número de reprovaçõe­s em exames de admissão na Faculdade de Ciências.

Sublinhou que, no momento dos exames de admissão, os candidatos apresentam declaraçõe­s com notas excelentes, mas no final os resultados são muito baixos, o que reflecte falta de conhecimen­tos sólidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola