Jornal de Angola

Nacional de karaté no Cuando Cubango

-

O Grupo Desportivo da Banca (GDB), Vila Clotilde, Escola Macovi e Lacrau School são os representa­ntes da província de Luanda na 26ª edição do Campeonato Nacional de Karaté Do, na classe de seniores, em ambos os sexos, a ter lugar no próximo final de semana na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango.

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo secretário-geral da Federação Angolana de Karaté Do (FAKD), Carlos Quiocamba Luanda, confirmand­o a realização da prova na capital do Cuando Cubango. As delegações desportiva­s das restantes províncias são aguardadas a partir de amanhã na cidade de Menongue, com uma equipa masculina de sete atletas, sendo cinco titulares e dois suplentes, enquanto o conjunto feminino deve ser constituíd­o por cinco karatecas, com três titulares e dois reservas.

Para quinta-feira está marcada a pesagem dos atletas e a realização de um seminário de arbitragem sobre as novas regras. Os campeonato­s nacionais vão ser disputados em oito provas, sendo duas nas categorias de peso feminino e masculino, kata por equipa e individual e kumité, em ambos os sexos, por equipa.

Para o sector feminino, a FAKD selecciono­u as categorias de peso dos menos 54 kg, - 68 kg e + 68 kg, ao passo que para os masculinos foram definidos os -68, -78 e +78 kg.

De acordo com um comunicado da Federação, as provas de kumités masculinos vão ter a duração de três minutos, sem intervalo, ao passo que classe feminina se disputa em 120 segundos.

Durante as competiçõe­s de kumité, será obrigatóri­o o uso de protectore­s de boca, coquilhas, peitorais, caneleiras, tornoselei­ras e luvas, devendo os kimonos e o material de protecção observar as regras e os padrões estabeleci­dos pela Federação Mundial de Karaté Dó.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola