Jornal de Angola

Estrelas distinguid­as no Huambo

- HONORATO SILVA |

Na sequência do seu programa de homenagem a antigos atletas e dirigentes que se destacaram no desporto, antes e nos primeiros anos da independên­cia de Angola, o Movimento Nacional Espontâneo (MNE) distingue no sábado às 17h00, na cidade do Huambo, figuras de referência da província, com destaque para as modalidade­s de futebol, basquetebo­l e atletismo.

Depois do sucesso da actividade realizada no passado dia 1 de Maio, no Complexo Desportivo Progresso Associação Sambizanga, no bairro da Lixeira, que permitiu o reencontro de ícones do desporto ausentes há três décadas, a associação de utilidade pública vai reconhecer os antigos atletas e agentes desportivo­s com diploma e a medalha José Eduardo dos Santos, a sua mais alta distinção.

Dentre as figuras a serem homenagead­as, realce para Filipe Mascarenha­s, Aníbal, Bento, Cândido Cutocala, Benjamim Avô, David Velhas, Picas, Saiombo, Pedro Capoco, Luís Bento, Sofia Eurico, Bi Figueiredo, Valentim Naule, Muluzi e Quim Monteiro.

Na vertente competitiv­a, o programa do MNE no Huambo reserva para domingo às 15h00, a final da fase provincial da do Girabairro a Taça do Presidente, disputado sob o lema “Nós organizamo­s, todos participam”, entre o 11 Bravos do Calundo e o Bayer da Calomanda.

A primeira homenagem reconheceu as estrelas que brilharam nadas décadas de 1970 e 90, numa jornada de confratern­ização que permitiu reviver os grandes momentos da carreira, prestigiad­a pela presença do ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, do governador provincial de Luanda, Higino Carneiro, e do presidente da Federação Angolana de Futebol, Artur Almeida. Ndungidi Daniel, a maior referência do futebol do 1º de Agosto, ouvido pelo Jornal de Angola, elogiou a iniciativa, por permitir rever antigos colegas, amigos e adversário­s: “É uma homenagem merecida. Sinto-me em família. Sempre que a malta está junta, recordamos todas as cenas do passado. Eu, particular­mente, aproveito para gozar com muitos deles, como por exemplo o Santo António e o Chico Diniz, que são mais novos que eu. Não perco a oportunida­de de brincar, sempre que estamos reunidos”.

Joaquim Dinis “Brinca n’Areia”, Carlos Alves, Ndungidi Daniel, Garcia, Napoleão Brandão, Joãozinho Maradona, Salviano, Santinho, Julião Dias, Santo António, Mendinho, Arsénio, Túbia, Osvaldo Saturnino “Jesus”, Abel Campos, Manuel Loth, André Nzuzi, Vieira Dias, Varela, Coreano, Moisés II e Amadeu Nunes integraram a extensa lista de antigos futebolist­as.

Foram ainda distinguid­os três antigos presidente­s da FAF, designadam­ente Luís Gomes dos Santos, Armando Machado e Justino Fernandes, além do ex-secretário-geral, Carlos Bastos de Almeida “Likas”.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Antigas glórias são distinguid­as no Huambo
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Antigas glórias são distinguid­as no Huambo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola