Jornal de Angola

TECNOLOGIA Satélite angolano em órbita ainda este ano

- MADALENA JOSÉ |

O satélite angolano AngoSat pode entrar em órbita ainda este ano, anunciou ontem, em Luanda, o ministro da Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, José Carvalho da Rocha.

O projecto AngoSat está em bom andamento e o estado de avaliação do trabalho já feito está acima dos 80 por cento, de acordo com o ministro, que falava no final do encontro com o vice-primeiro-ministro da Federação Russa, Yury Trutnev.

José Carvalho da Rocha disse que o encontro serviu para rever o nível de cooperação, particular­mente os projectos que o sector tem estado a desenvolve­r com a Rússia, uma vez que há datas que foram acordadas e que precisam ser cumpridas.

“Angola está a aproximar-se também de empresas que já tem maturação em relação às questões ligadas à exploração do espaço, para criar condições internas de trabalho.” O projecto AngoSat, segundo o ministro, vai permitir que Angola trabalhe no sector da ciência, e por isso precisa de estabelece­r acordos com empresas especializ­adas no ramo. No encontro com Yury Trutnev foi discutida a questão da formação de quadros.

“Os dois países têm estado a desenvolve­r projectos do AngoSat e Angola gostava de continuar a trabalhar com o mesmo ritmo. Angola está disponível para trabalhar nos diferentes sectores e estabelece­r programas para a formação de quadros particular­mente neste sector”, acrescento­u José Carvalho da Rocha.

Geologia e minas

Com o Ministério da Geologia e Minas, os russos pretendem elevar o nível de cooperação e passar em revista a assistênci­a bilateral no domínio de geologia e minas, uma vez que existem instrument­os jurídicos assinados em 2009. O desejo foi manifestad­o durante um encontro conjunto. À saída do encontro, o secretário do Estado da Geologia e Minas, Miguel Bondo Júnior, indicou que as partes pretendem desenvolve­r projectos concretos de médio prazo, que já estão a ser tratados, como os programas do fórum de geologia e de minas, acções desenvolvi­das com a Endiama e a Ferrangol, programas para determinaç­ão das áreas de riscos, fiscalizaç­ão de trabalhos no âmbito do Plano Nacional de Geologia e Minas e outros.

Miguel Bondo Júnior disse que a visita do vice-primeiro-ministro da Rússia vai permitir que os passos sejam acelerados e que a cooperação evolua para outros patamares.

 ?? PIPA CONTREIRAS|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegações de Angola e da Rússia em conversaçõ­es sobre o andamento do projecto Angosat que coloca ainda este ano o satélite em órbita
PIPA CONTREIRAS|EDIÇÕES NOVEMBRO Delegações de Angola e da Rússia em conversaçõ­es sobre o andamento do projecto Angosat que coloca ainda este ano o satélite em órbita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola