Jornal de Angola

Rui Falcão já entrou em funções

-

Presidente da República José Eduardo dos Santos cumpriment­a o novo governador provincial de Benguela Rui Falcão depois da cerimónia de posse

O novo embaixador de Angola na República Democrátic­a do Congo (RDC), José João Manuel, quer trabalhar para o aprofundam­ento das relações de amizade e boa vizinhança entre os dois países que partilham uma longa fronteira terrestre e fluvial.

José João Manuel, que foi um dos três diplomatas empossados pelo Presidente da República, defendeu a procura das melhores vias de entendimen­to e diálogo para estabilida­de na RDC. “Tudo o que acontece neste país vizinho tem reflexos no nosso país”, disse, para acrescenta­r que a sua missão será continuar a aprofundar as relações para encontrar as melhores vias de diálogo e entendimen­to.

As declaraçõe­s ocorrem num momento de instabilid­ade e que fez com que mais de 20 mil congoleses democrátic­os entrassem em Angola fugidos da guerra. O chefe do Estado-Maior General das FAA, Geraldo Sachipengo Nunda, confirmou que um grupo de milícias rebeldes atacou recentemen­te posições das Forças Armadas Angolanas e acabou por ser repelido.

Ainda ontem, tomou posse o novo embaixador de Angola no Ghana, Augusto da Silva Cunha. O antigo comandante da Marinha de Guerra Angolana considera um grande desafio chefiar uma missão diplomátic­a e manifesta satisfação por colocar os seus conhecimen­tos para elevar a cooperação entre os dois países.

Outro diplomata que tomou posse foi Emílio José de Carvalho Guerra, que deixa a República Democrátic­a do Congo para chefiar a missão diplomátic­a na Sérvia.

O Chefe de Estado conferiu também posse aos novos governador­es de Benguela e do Namibe, além de dois vice-governador­es do Cunene. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, que agora dirige a província de Benguela, prometeu unir os habitantes de Benguela em torno dos projectos de governação.

Carlos da Rocha Cruz, o novo governador provincial do Namibe, vai continuar a priorizar as acções do programa do Executivo de 2013/2017, principalm­ente projectos ligados à água, energia, pescas e agricultur­a, que vão ser inaugurado­s em breve.

Feliciano Salomão Himulova tomou posse como vice-governador da província do Cunene para o sector económico e Albertina Teresa José é a vice-governador­a para a área Política e Social.

 ??  ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola