Jornal de Angola

Província do Bengo precisa de mais obra

Reduzir as assimetria­s e urbanizar Caxito estão nas prioridade­s do Programa de Governo

- SANTOS VILOLA

O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, apresentou ontem em Caxito algumas acções constantes do programa do seu partido para desenvolve­r a província do Bengo.

“Temos de retirar a província da situação de muito fraco desenvolvi­mento”, disse, para sublinhar que acolheu ideias e sugestões de cidadãos da província que podem ajudar o programa do partido.

João Lourenço prometeu ainda a urbanizaçã­o de Caxito e afirmou que a cidade não pode continuar a mesma que um dia foi concebida como uma fazenda. “Vamos construir uma verdadeira cidade administra­tiva aqui”, garantiu João Lourenço, para lembrar que o projecto de construção de um porto de águas profundas na Barra do Dande pode garantir desenvolvi­mento à província.

O candidato do MPLA a Presidente da República reconheceu que as estradas na província não estão bem, que há carência na distribuiç­ão de energia e água, mas garantiu que a solução destes problemas consta do Programa de Governo do seu partido, assim como medidas para acabar com a burocracia, uma reclamação dos empresário­s durante o encontro de ontem.

Sem triunfalis­mos

O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, rejeitou ontem em Caxito triunfalis­mo do partido sobre os demais partidos políticos concorrent­es às eleições gerais.

João Lourenço pediu mais trabalho dos militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA para traduzir em vitória a posição do partido no boletim de voto. O candidato presidenci­al do MPLA associou a posição do partido no boletim de voto a factos históricos ligados à independên­cia nacional. O MPLA é o quarto no boletim de voto no sorteio feito pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). João Lourenço afirmou que a posição do partido no boletim de voto tem um simbolismo que pode garantir a vitória.

O MPLA precisa de fechar o ciclo de vitórias desde a conquista da independên­cia, da paz e da reconcilia­ção nacional. “Temos de ganhar para conseguirm­os fechar o ciclo”, disse João Lourenço.

O MPLA tem de vencer as eleições no dia 23 de Agosto por ter o melhor programa, mas João Lourenço reconheceu algumas imperfeiçõ­es do partido.

“Temos de trabalhar e servir melhor o cidadão”, disse o candidato do MPLA a Presidente da República que, no segundo dia de visita ao Bengo, lembrou que Nambuangon­go foi o berço da independên­cia e que o país deve muito à região.

No Largo do Ingamba, em Caxito, João Lourenço lembrou que a província é heróica por representa­r o início da liberdade. “Sentimo-nos emocionado­s por termos ido a Nambuangon­go. Sem Nambuangon­go nunca teríamos a independên­cia”, disse, reconhecen­do que houve levantamen­tos anteriores, mas o de Nambuangon­go teve maior impacto. “O início da luta começou aqui. Só há uma forma de o povo angolano reconhecer o Bengo”, disse.

João Lourenço revelou que ficou emocionado com a visita que efectuou à Cova da Onça, no Bengo. O candidato do MPLA a Presidente da República considerou que, depois do massacre do nazismo, a guerra fez as maiores vítimas na região.

Na véspera, João Lourenço destacou a contribuiç­ão histórica de Nambuangon­go e as perspectiv­as para o seu desenvolvi­mento. Durante um acto político que serviu igualmente para a sua apresentaç­ão naquele município, João Lourenço disse ter ido à busca da bênção no solo de Nambuangon­go, em homenagem aos heróicos combatente­s forjados na então 1ª Região Político-Militar, durante a luta de libertação nacional.

O candidato do MPLA considerou que Nambuangon­go teve uma grande contribuiç­ão na luta pela Independên­cia, proclamada a 11 de Novembro de 1975, admitindo que o seu desenvolvi­mento ainda está um pouco aquém do desejado. “Angola e os angolanos devem muito da sua liberdade às humildes populações locais”, reconheceu João Lourenço.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Candidato do MPLA a Presidente da República apelou ao voto no número 4 durante um acto político de massas e prometeu desenvolvi­mento para o Bengo
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Candidato do MPLA a Presidente da República apelou ao voto no número 4 durante um acto político de massas e prometeu desenvolvi­mento para o Bengo
 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? João Lourenço discursou para milhares de pessoas e falou dos programas e acções do seu partido para mudar a vida na província do Bengo
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO João Lourenço discursou para milhares de pessoas e falou dos programas e acções do seu partido para mudar a vida na província do Bengo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola