Jornal de Angola

Disponibil­izado dinheiro para os candidatos

-

Os partidos políticos vão ter acesso à verba antes do início da campanha, prevista para trinta dias antes do dia 23 de Agosto, data das eleições gerais.

A verba destinada a apoiar a campanha das seis formações políticas concorrent­es às eleições de gerais de 23 de Agosto, avaliada em 1.040. 000. 000 de kwanzas (cerca de 6,2 milhões de dólares) foi já aprovada por um decreto presidenci­al publicado no Diário República de sete de Junho.

O decreto lembra aos partidos políticos a obrigação de prestarem contas das verbas atribuídas pelo Estado. De acordo com o decreto, o valor para financiame­nto da campanha eleitoral dos partidos políticos e coligações de partidos será repartido de modo equitativo (173.333.333,33 kwanzas para cada formação), com base na lei de financiame­nto dos partidos políticos.O mesmo decreto, assinado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aprova a abertura de um crédito adicional a favor da Unidade Orçamental, Ministério das Finanças, no valor acima referido para o pagamento das despesas inerentes à campanha dos partidos políticos.

Para as eleições de 23 de Agosto próximo, o Tribunal Constituci­onal validou as candidatur­as dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN e a coligação CASA-CE.

Nas eleições de 31 de Agosto de 2012, o Estado atribuiu, de modo igual, a todos os partidos políticos legalmente constituíd­os, a verba no valor de AKZ. 9.600.000.00 (nove milhões e seiscentos mil kwanzas).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola