Jornal de Angola

Belize faz aposta no relançamen­to do café e cacau

-

O município de Belize, na província de Cabinda, está apostado no relançamen­to das culturas de rendimento sustentáve­l, como café, cacau e palmar, afirmou ontem o responsáve­l municipal da Estação de Desenvolvi­mento Agrário (EDA), Próspero Montando Linga.

A Cooperativ­a dos Produtores de Café, Cacau e Palmar de Belize, criada para promover a actividade em todo o município, tem preparados 250 hectares, especialme­nte para as três culturas qualificad­as de rendimento sustentáve­l, no quadro do processo de diversific­ação da economia nacional.

Para realizar com sucesso o desafio a que se propuseram as autoridade­s locais, o município necessita de 164 mil pés de café, 165 mil de cacau e 39 mil mudas de palmar para próxima campanha agrícola.

Próspero Linga, citado pelo Angop, disse que em 2016 o município de Belize comerciali­zou 5,3 toneladas de café e duas toneladas de cacau, estimando-se para a próxima colheita 10 mil toneladas de café e cinco mil toneladas de cacau.

O responsáve­l adiantou que a Estação de Desenvolvi­mento Agrário do município de Belize conta com 51 produtores individuai­s de café e cacau e 107 camponeses interessad­os nestas culturas que aguardam por apoio das autoridade­s ligadas ao sector da agricultur­a, com vista à sua contribuiç­ão no programa de relançamen­to das culturas de rendimento sustentáve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola