Jornal de Angola

Selecção testa com a Marinha

Sílvio de Sousa destaca entrosamen­to com colegas

- ARMINDO PEREIRA|

A Selecção de Basquetebo­l Masculina de Sub-19 volta a testar a sua prontidão na próxima quarta-feira, desta vez diante do Grupo Desportivo Marinha de Guerra, quinto classifica­do do Nacional da “bola ao cesto”, na antecâmara ao Campeonato do Mundo que vai decorrer de 1 a 9 de Julho na cidade do Cairo (Egipto).

Em declaraçõe­s a imprensa, o técnico Raul Duarte disse que o facto de o grupo defrontar uma equipa com mais rotina vai permitir aferir o seu estado de prontidão, a julgar pelas exigências da própria competição, se olharmos para o grupo onde Angola está inserida.

“Jogar com uma equipa a este nível vai criar-nos dificuldad­es. É isso o que pretendemo­s. Paulatinam­ente,vamos tentar contornar e superar aquilo que não estiver bem à medida que se aproxima a data da competição”, disse o técnico.

Raul Duarte destacou a integração dos jogadores que militam na diáspora, o que, no seu entender, está a facilitar a concentraç­ão. A entrega e força de vontade é fundamenta­l para os atletas colocarem em prática as noções pré-tacticas, defensivas e ofensivas.

Angola está inserida no Grupo D da fase preliminar, ao lado das similares dos Estados Unidos (campeã em título), Itália e Irão. Apesar de reconhecer as dificuldad­es esperadas, o timoneiro angolano quer formar um conjunto capaz de jogar bem, independen­temente do quilate do adversário.

“Queremos é jogar bem, como um grupo coeso que tem ambição e, consequent­emente, fazer uma boa participaç­ão. Mas para isso temos de estar compenetra­dos e acreditar no nosso potencial”, sublinhou o selecciona­dor. Por seu turno, Sílvio de Sousa, extremo-poste que milita no IMG Academy dos Estados Unidos, disse estar preparado para dar o seu contributo ao combinado nacional, naquela que será a sua segunda presença num Campeonato do Mundo, depois do Mundial de Sub-16 no Dubai, sob comando de Manuel Silva “Gi”.

O jogador formado no 1º de Agosto reconheceu que apesar da integração tardia de alguns jogadores vindos do exterior, os trabalhos estão a decorrer bem. Sílvio destacou ainda o empenho de todos na busca do melhor entrosamen­to. “O facto de ser um dos mais antigos nesta selecção do futuro,dá-me uma certa responsabi­lidade. Acho que devo ajudar os meus colegas, sobretudo aqueles com pouca experiênci­a internacio­nal.”

Pretendido­por grandes equipasdas diferentes ligas norte-americanas de basquetebo­l, o jogador de 2,6metros de alturaestá confiante num bom torneio, a julgar pelo talento e disposição dos colegas que trabalham às ordens de Raul Duarte.

Eis os convocados: Milton Valente, Jilson Bango, Tárcio Domingos, Délcio Sebastião, Childe Dundão, Cley Cabanga, Cristiano Xavier, Glofate Buiamba, Jonatão Ndjungu, Geraldo Santos, Miguel Levy, Melvyn da Silva, Sílvio Sousa, Bruno Fernando, Eric Amândio, Rifel Miguel, Valdir Manuel e Selton Miguel.

 ?? JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Técnico Raúl Duarte projecta jogos com equipas mais rodadas a nível competitiv­o
JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico Raúl Duarte projecta jogos com equipas mais rodadas a nível competitiv­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola