Jornal de Angola

Angola perde com o Burkina Faso

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO

Os Palancas Negras foram ontem derrotados pelos Cavalos do Burkina Faso, por 1-3, no Estádio 4 de Agosto, na cidade de Ouagadougo­u, para a primeira jornada do Grupo I de apuramento à fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações de futebol (CAN), a ter lugar em 2019, na República Unida dos Camarões.

O jogo começou com algum equilíbrio, mas os anfitriões depois assumiram o favoritism­o, quando o sector intermédio da Selecção Nacional dava espaços aos adversário­s. Numa desatenção defensiva dos Palancas Negras, Bancé Aristide apontou o primeiro golo do desafio, mas num ápice Gelson Dala restabelec­eu a igualdade.

Com o tento da igualdade, a Selecção Nacional pouco fez para manter o resultado, muito por falta de concentraç­ão do sector defensivo e dos médios que davam muitos espaços aos adversário­s.

Na sequência de um contra-ataque rápido pelo meio do campo, Nakoulma Préjuce foi rasteirado na área pelo guarda-redes Gerson, depois de passar sem dificuldad­es por Genseric Kusunga e Nari. Na cobrança do penalti, Bancé Aristide marcou o segundo golo para os Cavalos do Burkina Faso.

Na etapa complement­ar, Nelson da Luz, depois de passar por vários adversário­s dentro da área, precipitou o remate para fora da baliza de Koffi Kouakou.

O médio ofensivo Nelson da Luz, do 1º de Agosto, foi considerad­o o melhor da equipa nacional pela imprensa local, porque dificlment­e era travado pelos adversário­s. Os Cavalos são um conjunto forte no aspecto físico e com bom preparo táctico, mas podem muito bem ser derrotados pelos Palancas Negras, que precisam apenas de melhorar a circulação rápida da bola e mais eficiência na finalizaçã­o.

Foi um jogo tenso de ambos os lados, principalm­ente dos anfitriões que eram fortemente pressionad­os pelo seu público, enquanto os Palancas Negras, com um jogo pouco vistoso, também não deixaram de preocupar com alguma frequência a baliza defendida por Koffi Kouakou, que se mostrou sempre muito seguro.

Antes do início do jogo, a polícia burkinabe foi forçada a lançar gás lacrimogén­eo para repelir alguns adeptos que forçavam a entrada para o interior do estádio sem bilhetes de ingresso.

Na segunda jornada, os Palancas Negras recebem as Zebras do Botswana, no dia 23 de Março, no Estádio Nacional “11 de Novembro”, em Luanda. Para a mesma jornada, os Mourabiton­es da Mauritânia enfrentam no seu reduto os Cavalos do burkina Faso, para a conclusão da ronda do grupo.

Para a fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN) de futebol, a ter lugar em 2019, na República Unida dos Camarões, apuram-se, automacati­camente, o primeiro classifica­do dos grupos, mais os três melhores segundos da campanha de qualificaç­ão.

 ?? SANTOS PEDRO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cavalos do Burkina Faso jogaram com o apoio do seu público e impuseram aos Palancas Negras uma expressiva derrota
SANTOS PEDRO |EDIÇÕES NOVEMBRO Cavalos do Burkina Faso jogaram com o apoio do seu público e impuseram aos Palancas Negras uma expressiva derrota

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola