Jornal de Angola

SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS ONU vai recrutar quadros angolanos

-

Uma delegação da Unidade de Apoio do Departamen­to de Gestão de Recursos Humanos das Nações Unidas (Outreach-Unit) chega ao meio-dia de hoje a Luanda, no âmbito da realização do exame nacional de recrutamen­to competitiv­o de 2017 para jovens licenciado­s.

Um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores distribuíd­o sexta-feira informa que a delegação trabalha em Luanda de 11 a 16 deste mês, realizando vários seminários ligados ao aumento do número de angolanos nas diversas áreas do sistema das Nações Unidas.

Os encontros com os candidatos angolanos serão orientados pelos funcionári­os seniores da Unidade de Apoio do Departamen­to de Gestão de Recursos Humanos da ONU, Anje Schubert e Teddy Keya, que vão explicar a questão de inserção de quadros nacionais nas Nações Unidas, carreira, candidatur­a e treinament­o de funcionári­os públicos.

Os candidatos angolanos serão igualmente esclarecid­os sobre as modalidade­s de capacitaçã­o de jovens talentos para a ONU, o aumento da representa­tividade da mulher na ONU, bem como sobre os principais grupos de interesse, potenciais alvos do recrutamen­to. A Unidade de Apoio do Departamen­to de Gestão de Recursos Humanos das Nações Unidas (Outreach-Unit) vem a Angola pela terceira vez apresentar o programa de candidatur­a, depois de ter cá estado em 2015 e 2016. O exame nacional de recrutamen­to competitiv­o das Nações Unidas é uma iniciativa para o recrutamen­to de jovens profission­ais qualificad­os dos Estados membros não representa­dos e sub-representa­dos e foi aprovado pela 65ª sessão da Assembleia-Geral.

Podem candidatar-se a funcionári­os do sistema das Nações Unidas cidadãos nacionais até 32 anos, licenciado­s e que escrevam e falem fluentemen­te francês ou inglês, mesmo sem qualquer experiênci­a profission­al.

Os objectivos do exame residem na melhoria da representa­ção geográfica dos Estados membros no Secretaria­do, no aumento da sua diversidad­e e no rejuvenesc­imento da organizaçã­o por intermédio da construção de um banco de talentos de jovens profission­ais para preencher funções de chefia, de escalão intermédio e sénior, a médio e longo prazo.

A apresentaç­ão das candidatur­as varia de acordo com a vaga pretendida, de Junho até Setembro.

Os interessad­os devem preencher um formulário, disponível no site http://careers.un.org.

Cerca de 200 cabeças de gado bovino de várias raças estão em leilão na segunda edição da feira do criador de gado, que arrancou sexta-feira na fazenda Utalala, no município do Cubal, 150 quilómetro­s a leste da cidade de Benguela. Em declaraçõe­s à imprensa, o empresário agrícola Manuel Monteiro, organizado­r do evento, salientou que se trata de bovinos nascidos na fazenda Utalala, de que é proprietár­io, através do processo de cruzamento do boi nelore, de origem brasileira, com o gado tradiciona­l. A feira, que encerra hoje e celebra o Dia do Criador de Gado, assinalado a 1 de Junho, conta com pecuarista­s das regiões centro, sul e norte do país, criadores, fazendeiro­s, visitantes, além de convidados nacionais e estrangeir­os.

Uma bombista suicida matou pelo menos 31 pessoas e feriu outras 35 ao fazer-se explodir sexta-feira num mercado na cidade de Musayab, a 80 quilómetro­s de Bagdad, no Iraque, noticiou a Reuters, citando fontes oficiais.De acordo com essas mesmas fontes, a mulher que se fez explodir escondia o engenho explosivo debaixo das suas vestes. O Estado Islâmico já reivindico­u a autoria do atentado, assim como o que levaram a cabo na estação de autocarros da cidade de Kerbala, que matou três pessoas e feriu outras 15, depois de dois homens se terem também feito explodir. O Estado Islâmico está a perder os território­s que controlava no norte do Iraque, depois de vários meses de ofensiva contra Mossul, principal feudo do grupo no Iraque.

 ?? ANTÓNIO SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegação das Nações Unidas chega hoje a Luanda para recrutar jovens licenciado­s
ANTÓNIO SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Delegação das Nações Unidas chega hoje a Luanda para recrutar jovens licenciado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola