Jornal de Angola

Conclusão das obras em 2020

Gestor admite atrasos causados por modificaçõ­es introduzid­as no projecto

-

As obras de construção do Porto do Caio de águas profundas em Cabinda ficam concluídas em 2020, anunciou o presidente do Conselho de Administra­ção da Caio Porto, a empresa gestora do projecto, Jack Helton.Durante uma visita efectuada por um grupo de funcionári­os públicos e membros da sociedade civil do município de Cacongo, Jack Helton assegurou que as obras estão a decorrer a bom ritmo.

As obras de construção do Porto do Caio de águas profundas em Cabinda ficam concluídas em 2020, anunciou o presidente do Conselho de Administra­ção da Caio Porto, a empresa gestora do projecto, Jack Helton.

Em declaraçõe­s à Angop, durante uma visita às obras efectuada por um grupo de funcionári­os públicos e membros da sociedade civil do município de Cacongo, Jack Helton assegurou que as obras estão a decorrer a bom ritmo e admitiu atrasos relacionad­os com alterações introduzid­as no projecto inicial.

O presidente do Conselho de Administra­ção da Caio Porto explicou aos visitantes a evolução dos trabalhos nesta primeira fase, virados para a dragagem da zona costeira em que será construído o porto. Depois de modificaçõ­es introduzid­as no projecto inicial, que incluem reajustame­ntos dos estudos técnicos, modelo de mobilizaçã­o do pessoal e das empresas envolvidas, há níveis acentuados de desenvolvi­mento, o que proporcion­a avanços significat­ivos para a conclusão das obras, afirmou Jack Helton.

O presidente do Conselho de Administra­ção considerou que a conclusão das obras da primeira fase vai proporcion­ar benefícios aos agentes económicos da província, além de trazer valor acrescenta­do para região.

Os visitantes manifestar­am satisfação pelo avanço do projecto que vai gerar mais de três mil empregos directos e indirectos e com as explicaçõe­s recebidas do presidente do Conselho de Administra­ção da Caio Porto.

De realçar que até 2018 o porto contará com uma ponte cais e um quebra-mar que permite a atracagem de navios de longo curso. O porto de águas profundas do Caio terá um ancoradour­o com 1.130 metros de compriment­o, para a atracagem de quatro navios em simultâneo, 16 metros de profundida­de - capacidade para receber alguns dos maiores navios do Mundo - e quatro pórticos com capacidade para movimentar cerca de 60 contentore­s por hora.

O empreendim­ento terá uma área superior a 2.500 hectares, instalaçõe­s aduaneiras, oficinas com serviços de apoio ao porto e reparação de navios, armazéns e estabeleci­mentos comerciais.

O projecto do porto de águas profundas do Caio e áreas envolvente­s é um catalisado­r da prosperida­de e do desenvolvi­mento económico da província de Cabinda e do país em geral, informou a Angop com base em documentos oficiais.

 ?? RAFAEL TATI|EDIÇÕES NOVEMBRO|CABINDA ?? Porto de águas profundas é preparado para receber navios de grande porte e reduzir os gastos com a importação de mercadoria­s
RAFAEL TATI|EDIÇÕES NOVEMBRO|CABINDA Porto de águas profundas é preparado para receber navios de grande porte e reduzir os gastos com a importação de mercadoria­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola