Jornal de Angola

Banco central mantém taxa de juro

ECONOMIA DA NAMÍBIA

-

O governador do Banco da Namíbia anunciou, na quinta-feira, no fim de uma reunião do Comité de Política Monetária (CPM), a manutenção da taxa de juro básica em 7,00 por cento, nível que considerou apropriado para manter a paridade com o rand sem compromete­r o cresciment­o.

O jornal “The Namibian” citou ontem Ipumbu Shiimi a afirmar que a decisão também se deveu à constataçã­o do banco central de que a actividade económica nos mercados emergentes e países em desenvolvi­mento (EMDE) registou melhorias no primeiro trimestre de 2017, excepto na África do Sul.

“O cresciment­o económico do primeiro trimestre na África do Sul contraiu. Como é o nosso maior parceiro comercial e uma das maiores economias do continente, é do nosso próprio interesse que a economia sul-africana cresça”, o que é impulsiona­do pela manutenção de juros baixos.

Além disso, disse o governador, desde a última reunião do CPM, em Abril, os bancos centrais das economias mais avançadas e das emergentes deixaram as taxas de juro de referência inalterada­s, à excepção do Brasil e da Rússia.

Ipumbu Shiimi avançou, ainda, que os indicadore­s disponívei­s da economia namibiana permanecer­am fracos nos quatro primeiros meses do ano e que o cresciment­o do crédito ao sector privado voltou a abrandar. O governador considerou que o abrandamen­to do crédito ao sector privado é uma “boa notícia” e apelou os tomadores de empréstimo­s a utilizarem o dinheiro para expandir os negócios.

“É bom ver que temos particular­es que começaram poupar e a reduzir o endividame­nto, bem como (observar) a desacelera­ção no crédito concedido às famílias”, declarou Ipumbu Shiimi.

O volume das reservas internacio­nais líquidas da Namíbia ficou em níveis suficiente­s para cumprir as obrigações externas do país, cifrando-se, a 1 de Junho, em 24,2 mil milhões de dólares namibianos (311 mil milhões de kwanzas).

“Em grande parte, este resultado foi conseguido graças aos investidor­es institucio­nais, que decidiram liquidar alguns de seus investimen­tos no estrangeir­o para investir na economia doméstica”, apontou o governador do Banco da Namíbia.

Ipumbu Shiimi disse que a taxa de inflação da Namíbia diminuiu de 8,2 por cento em Janeiro para 6,7 em Abril, mantendo-se na média prevista.

O juro básico é a taxa à que banco central empresta dinheiro aos bancos comerciais e a sua manutenção representa um alívio para os consumidor­es, que vêem, assim, as variáveis dos empréstimo­s a permanecer­em acessíveis.

 ?? DR ?? Banco da Namíbia anunciou a manutenção dos juros baixos depois da retracção do crédito às famílias e do recuo da taxa de inflação
DR Banco da Namíbia anunciou a manutenção dos juros baixos depois da retracção do crédito às famílias e do recuo da taxa de inflação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola