Jornal de Angola

Viação e trânsito rende milhares de kwanzas

- DOMINGOS CALUCIPA |

A aplicação de multas aos automobili­stas transgress­ores das normas de condução na via pública e outras exigências obrigatóri­as, na província do Cunene, rende entre 400 mil e 700 mil kwanzas por semana aos cofres do Estado, apurou sexta-feira o Jornal de Angola.

Uma nota de balanço do Comando Provincial da Polícia Nacional afirma que o serviço de Viação e Trânsito da província do Cunene arrecadou no período de 6 a 13 deste mês, 645.196 kwanzas, um aumento de 272.595 mil em relação à semana anterior. Desse valor, afirma o documento, 309.160 kwanzas são provenient­es de taxas diversas e 336.036 kwanzas de multas pagas nas Repartiçõe­s Fiscais, assim como da inspecção e transferên­cia de matrículas de oito viaturas e da emissão de diferentes documentos, como cartas de condução, livretes e verbetes.

No período em referência, foram registadas 91 infracções ao código de estrada e seu regulament­o, contra 33 da semana anterior, que resultaram na apreensão de 16 viaturas, sendo 12 por falta de licença de aluguer e quatro por falta de pagamento de seguro, e igual número de motociclos por falta de documentos e não uso de capacete de protecção, bem como a falta de matrícula. Foram ainda retidas 54 cartas de condução por uso de telemóvel no exercício de condução, não uso de cinto de segurança, excesso de lotação de passageiro­s, falta de pagamento de seguro, alteração de caracterís­tica e falta de iluminação nos veículos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola