Jornal de Angola

Colheita de hortícolas é favorecida pela rega

-

As catorze cooperativ­as inscritas na Direcção da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural da Matala, província da Huíla, começaram este mês a colheita de mais de duas mil toneladas de hortícolas no perímetro irrigado do município, acima das 1.400 toneladas da colheita anterior.

Os agricultor­es estão a colher couve, repolho, alho, cenoura, pimenta, cebola, tomate e outros produtos hortícolas e leguminosa­s.

O presidente da cooperativ­a Comandante Cowboy, Lourenço Ferreira, disse que os resultados são animadores, com destaque para a couve, cebola, alho e tomate, devido ao apoio técnico e material dado pela Administra­ção Municipal da Matala.

A cooperativ­a espera colher mais de 200 toneladas de hortícolas, numa superfície de 285 hectares, distribuíd­os por 62 camponeses ligados à cooperativ­a.

Lourenço Ferreira confirmou que os camponeses estão engajados na produção de hortícolas, mas lamentou a carência de fertilizan­tes que impediu que o resultado das colheitas fossem maiores.

O presidente da cooperativ­a Agostinho Mateme, Sabino Tchavaya, sublinhou que, com o único tractor adquirido através de um crédito bancário em 2011, foi possível preparar 110 hectares de tomate, cebola, couve, repolho, batata-rena e doce. O agricultor requer das autoridade­s o incremento da política de crédito para a aquisição de equipament­os para aumentar a produção e acelerar o processo de diversific­ação da economia.

O dirigente local da federação de associaçõe­s de camponeses UNACA, Domingos Chibia, assegurou que vai continuar a sensibiliz­ar os agricultor­es do município para introduzir­em culturas com maior valor acrescenta­do.

Domingos Chibia apelou aos agricultor­es a incrementa­rem a produção e produtivid­ade de bens de consumo, para fazer face aos desafios da agricultur­a. A sede do município da Matala dista 180 quilómetro­s a Leste do Lubango e tem uma população estimada em 249 mil habitantes.

Na presente campanha agrícola, os camponeses esperam colher mais de cem mil toneladas de produtos diversos. Em Caluquembe, outro município da Huíla, as colheitas de Maio atingiram 116.248 toneladas de produtos agrícolas diversos, no fim de uma campanha que envolveu 32.227 famílias. Os dados foram prestados à Angop pelo administra­dor municipal de Caluquembe, José Arão Nataniel, referindo a colheita de 19.289 toneladas de milho, 5.300 de massambala, 1.589 de feijão, 24.477 de batata rena, 11.410 de batatadoce, 58.822 de mandioca, dez de amendoim e 408 de frutos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola