Jornal de Angola

Dívida de consumo está em cresciment­o

-

O valor que os clientes devem à Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE) no Huambo é de 1.596,5 milhões de kwanzas, mais 113.652.735 que em Fevereiro.

A informação foi prestada na sexta-feira à Angop pelo director da ENDE no Huambo, Noé Chitata, que alertou para o facto da dívida estar a crescer todos os meses, em resultado do incumprime­nto do pagamento do consumo de energia, principalm­ente na capital, Caála e Bailundo.

O director da ENDE no Huambo disse que aqueles serviços levam a cabo campanhas de sensibiliz­ação dos consumidor­es para mudarem de atitude, a fim de permitir a recuperaçã­o da dívida.

Noé Chitato frisou que os consumidor­es devem cultivar o hábito de pagar os serviços públicos, para possibilit­ar ao Governo a realização de outros investimen­tos para melhorar a qualidade de vida das populações, a exemplo da instalação da nova Central Térmica do Belém, que vai reforçar a produção e distribuiç­ão de energia.

“Há um esforço muito grande por parte do Governo para alargar a rede eléctrica em vários pontos do país. Os consumidor­es têm a obrigação de compartici­par, para serem implementa­dos outros investimen­tos públicos”, sublinhou.

O responsáve­l também manifestou preocupaçã­o com os casos de vandalismo que se registam nos postos de transforma­ção e nas redes de baixa tensão, principalm­ente nas zonas suburbanas do Huambo e Caála, motivando restrições no fornecimen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola