Jornal de Angola

“Kubanza” à disposição dos leitores

-

O escritor João Rosa Santos lançou, na sexta-feira, em Malanje, o livro “Kubanza, Crónicas ao Acaso”, que na língua nacional kimbundo significa pensamento.

O livro junta 29 crónicas, nas quais estão retratados momentos de alegria e perda vivenciado­s pelo autor, para além de descrever o quotidiano malanjino. Edição da União dos Escritores Angolanos (UEA), o livro é vendido a 1.500 kwanzas.

O prefaciado­r do livro, Luís Fernando, afirmou que em “Kubanza”o autor apela à nostalgia pelo sentimento de perda de familiares e amigos, para além de ser uma visita a dor com recurso à beleza das palavras.

O também jornalista e escritor disse que na obra, o autor apresenta-se como uma alma que clama por consolo, através da construção de textos intimistas, porquanto o mesmo representa um incansável e determinad­o produtor de ideias.

Por sua vez, o autor precisou que o livro junta factos pelos quais já passou e centra-se no sentimento de perda, bem como no vazio que se apoderou de si, após estes momentos de pesar. Informou que no livro ressaltam o patriotism­o e os ganhos que o país tem conquistan­do desde o alcance da paz, em 2002. O governador provincial, Norberto dos Santos, considerou o livro um recuo no tempo e o estabeleci­mento de uma ponte entre o passado e o presente, e homenageia várias pessoas anónimas que contribuír­am no desenvolvi­mento do país.

Dezoito candidatos vão disputar, dia 22 de Julho, no Cine Atlântico em Luanda, a final da décima edição do concurso musical de kizomba denominado “Feskizomba 2017”, promovido pelas Organizaçõ­es África Cultura (OAC).

Os candidatos foram apresentad­os, na sexta-feira, durante uma cerimónia que ocorreu no Museu de História Natural, e conta com a representa­ção de oito províncias, designadam­ente Luanda com oito concorrent­es, Huíla com um concorrent­e, Uíge, Bengo, Huambo e Cuanza Sul com dois concorrent­es cada.

Os finalistas foram selecciona­dos por um júri atento à harmonia, afinação, ritmo e letra da música.O vencedor tem como prémio uma formação musical, agenciamen­to pelas Organizaçõ­es África Cultura, um troféu, entre outros brindes, enquanto o segundo e terceiro classifica­dos vão receber certificad­os de mérito.

Nas edições anteriores sagraramse vencedores António Silva, em 2008, Maria Kanga 2009, Nelson Capassa, 2010, Julieta Paulo, 2011, Francisco Ambrósio, 2012, Neide da Luz, 2013, Margarida de Castro, 2014, e Admiro Simão, 2015, e Chivelde de Menezes, 2017.

Passaram pelo concurso nomes como de Kyaku Kyadaff, Amaro Capassa e Camilo Domingos Júnior. O “Festikizom­ba” é um concurso musical anual, destinado a estimular a criativida­de dos artistas nacionais e descobrir talentos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola