Jornal de Angola

Petro vence contra-relógio por equipas

- ALFREDO FERREIRA e GUIMARÃES SILVA |

O Petro de Luanda sagrou-se ontem vencedor da prova contrareló­gio por equipas, ao atingir 1h03m38s, na XXVII edição do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada unificado, que decorre de desde sexta-feira e termina amanhã em Caxito, província do Bengo.

Com o lema “Juntos rumo à vitória”, no segundo dia da prova, a equipa Jair Transporte­s de Benguela ocupou a segunda posição com 1h04m11s, ao passo que a agremiação da ACT Luanda, com tempo de 1h11m48s quedou-se na terceira, numa prova desgastant­e, onde a performanc­e colectiva dos quatro concorrent­es por equipas foi a nota dominante.

O percurso de 50 quilómetro­s de estrada, em excelentes condições, entre os bairros Açucareira e dos Sete Embondeiro­s, nas proximidad­es da localidade dos Libongos, foi um teste apetecível para medir o nível competitiv­o dos ciclistas das dez equipas em prova , que mostraram primeiro o que valem em termos de velocidade e resistênci­a, para depois chegarem ao pódio, numa competição que pede velocidade para superar quem parte em vantagem de dois minutos na grelha de partida.

Em declaraçõe­s à imprensa, o director do evento, Jair Guerreiro, disse que para o terceiro dia de prova, a realizar-se hoje, a organizaçã­o vai mudar o local de partida, porque “queremos que a população do Bengo sinta a prova, o pendor competitiv­o, participe e possa contemplar um evento que mexe com os desportos de velocidade.”

Jair Guerreiro disse, igualmente, que até momento as duas provas realizadas, ou seja o contra relógio individual e por equipas, decorreram sem sobressalt­os em termos competitiv­os, lamentando as ausências das equipas “Duas Rodas” de Benguela e do “Santos FC”, mas ainda contam com a participaç­ão de ambas na corrida de fundo.

A prova de fundo, que se realiza hoje , vai colocar em despique ciclistas das categorias de Elite, Masters 30/39, Sub-23 e juniores, num percurso de 140 quilómetro­s, onde se espera muito de Igor Silva, da equipa Jair Transporte, um ciclista dominador em corridas de longa distância. Os juvenis, cadetes e Masters vão percorrer apenas 70 quilómetro­s, tendo em conta as idades dos ciclistas, de acordo com o regulament­o da prova que é incontestá­vel, embora o clima de Caxito tenha igualmente influência no desempenho dos ciclistas.

Igor Silva, da equipa Jair Transporte, de Benguela, disse ontem que o facto de ser o “alvo a abater” pelos adversário­s motiva-o mais para dar o seu melhor. O vencedor da primeira edição da Volta a Angola destacou o grau de competitiv­idade. Igor Silva sublinha que ganhe ou perca vai dar sempre muita luta aos seus adversário­s, o que ajuda a melhorar a competição. Igor Silva elogiou os trajectos escolhidos pela organizaçã­o, que está a permitir aos ciclistas terem um bom desempenho. Em declaraçõe­s à imprensa, explicou que a nível individual e da sua equipa vai lutar para vencer a prova de fundo.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO-BENGO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Prova de fundo a ser disputada hoje vai consagrar o novo campeão nacional da modalidade
EDMUNDO EUCÍLIO-BENGO|EDIÇÕES NOVEMBRO Prova de fundo a ser disputada hoje vai consagrar o novo campeão nacional da modalidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola