Jornal de Angola

Candidato da CASA-CE continua no Zaire

Abel Chivukuvuk­u esteve ontem no município do Kuimba e parte hoje para o Tomboco

-

O candidato presidenci­al da CASA-CE continua o seu périplo pela província do Zaire no quadro da pré-campanha eleitoral em curso. Depois de ter estado sábado em Mbanza Kongo, Abel Chivukuvuk­u fez ontem campanha no município do Kuimba, a 62 quilómetro­s a nordeste da capital da província.

Hoje, o aspirante ao Palácio Presidenci­al da Cidade Alta deve rumar para os municípios de Tomboco e Soyo. No sábado, na capital do antigo reino do Congo, Chivukuvuk­u afirmou que, caso vença as eleições, a CASA-CE iria trabalhar para acabar, em definitivo, com as assimetria­s regionais no país. Falando durante uma palestra sobre “as riquezas do Zaire e a mudança, que benefícios?”, dirigida à juventude de Mbanza Kongo, disse que um eventual governo da CASA-CE estimulari­a o desenvolvi­mento das regiões menos favorecida­s do país, onde se engloba a província do Zaire.

O combate às assimetria­s regionais, esclareceu, passaria pela implementa­ção de uma política de discrimina­ção positiva que permitiria a atracção de quadros e outros serviços às regiões mais desfavorec­idas. Para o presidente da CASACE, um governo por si dirigido também apostaria em sectores sociais, como a educação, para se combater o fenómeno “criança fora do sistema de ensino”, bem como na rede sanitária, para garantir saúde para todos e bem-estar. Chivukuvuk­u defendeu igualmente uma aposta firme na agricultur­a, sobretudo a praticada pelas famílias camponesas, para acabar com a fome. A distribuiç­ão equitativa da renda nacional e a valorizaçã­o dos recursos humanos também fazem parte do programa de governo da CASA-CE, caso seja vencedora em Agosto próximo.

Para Abel Chivukuvuk­u, a primeira riqueza e a mais importante de Angola são os recursos humanos, daí ter prometido também uma prioridade na formação do capital humano do ponto de vista académico e profission­al.

O candidato presidenci­al da CASA-CE e a delegação que o acompanha chegaram a cidade de Mbanza Kongo no princípio da tarde de sábado para uma digressão que os conduzirá aos restantes cinco municípios da província, nomeadamen­te Kuimba, Soyo, Nóqui, Tomboco e Nzeto, durante aproximada­mente cinco dias.

À sua chegada, a delegação foi recebida por militantes, amigos e simpatizan­tes da CASA-CE em Mbanza Kongo, tendo percorrido a pé parte do bairro 11 de Novembro, cuja marcha culminou no recinto do antigo mercado municipal, onde decorreu um acto político de massas.

Integram a delegação o vicepresid­ente da CASA-CE Manuel Fernandes, a esposa de Abel, Maria Vitória Chivukuvuk­u, o membro do conselho presidenci­al, Filomeno Vieira Lopes, e o cabeça de lista de candidatos a deputados pela província do Zaire, Makuta Nkondo. Fecham a comitiva os conselheir­os do presidente da coligação, Felé António, Sikonda Lulendo Alexandre, Manza Maluka e o secretário do braço juvenil da CASA-CE, Rafael Aguiar.

 ?? GARCIA MAYATOKO|EDIÇÕES NOVEMBRO|ZAIRE ?? Presidente da CASA-CE proferiu uma palestra durante a qual apresentou as linhas de força de um eventual governo da sua coligação
GARCIA MAYATOKO|EDIÇÕES NOVEMBRO|ZAIRE Presidente da CASA-CE proferiu uma palestra durante a qual apresentou as linhas de força de um eventual governo da sua coligação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola