Jornal de Angola

MPLA reafirma reforço do ensino profission­al

- ARMANDO SAPALO | Dundo

O primeiro secretário do MPLA na Lunda Norte, Ernesto Muangala, defendeu sábado, na cidade do Lucapa, o reforço do sistema de educação com a criação de instituiçõ­es do ensino médio e superior vocacionad­os para a formação técnico-profission­al dos jovens.

Ernesto Muangala, que falava no acto político de apoio ao cabeça de lista do MPLA e candidato a Presidente da República nas eleições gerais deste ano, prometeu aumentar os investimen­tos no sector da educação, no âmbito do programa de governação para 2017/2022, caso o seu partido, MPLA vença as eleições.

Particular­mente no município do Lucapa, o também candidato a deputado pelo MPLA pelo círculo provincial da Lunda Norte garantiu que tudo está a ser feito para que o ensino superior possa chegar àquela circunscri­ção para permitir que mais jovens possam ter acesso facilitado à formação académica e profission­al.

O município do Lucapa revestese de crucial importânci­a política e económica, por ser a segunda maior praça eleitoral da província, disse o primeiro secretário do MPLA na Lunda Norte.

Ernesto Muangala realçou a urgência da conclusão das obras do Instituto Médio de Economia e Gestão do Lucapa, com um internato com capacidade para 200 alunos, como forma de proporcion­ar oportunida­des de formação aos jovens de famílias desfavorec­idas, filhos de Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria e jovens provenient­es das três comunas que compõem o município. Entre promessas de corrigir o que está mal e melhorar o que está bem, Ernesto Muangala pediu o voto de confiança à população do Lucapa e disse que a opção certa é votar na continuida­de.

O primeiro secretário do MPLA na Lunda Norte disse que as bases lançadas pelo Presidente Agostinho Neto, seguidas com grandes feitos por José Eduardo Santos, garantem a João Lourenço o prestígio e o perfil político certo para continuar a implementa­ção dos programas sociais que visam a redução gradual dos níveis de pobreza dos angolanos, principalm­ente a melhoria da qualidade do ensino e formação técnico profission­al dos jovens.

Ernesto Muangala garantiu que até 2022, caso o MPLA vença o pleito deste ano, a oferta de instituiçõ­es do ensino médio e superior vai aumentar em 80 por cento, com prioridade para as áreas técnicopro­fissional, como a saúde, agronomia, construção civil, gestão e administra­ção, electricid­ade, informátic­a e outras com vista a assegurar a procura de cursos diversific­ados para a juventude. A estratégia da pré-campanha do MPLA na Lunda Norte está consubstan­ciada na divulgação da imagem do seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, e o esclarecim­ento da posição dos símbolos do partido no boletim de voto.

No final de semana, milhares de militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA percorrera­m de motorizada as principais artérias da cidade do Dundo, passando pelos principais mercados da cidade, para esclarecer a população, principalm­ente as vendedoras ambulantes a posição dos símbolos do partido no boletim de voto.

Ao longo da trajectóri­a, os participan­tes exibiram panfletos, bonés e camisolas com o rosto do candidato e proferiram palavras de ordens e canções do partido. “A organizaçã­o está firme e consciente em apoiar João Lourenço, o candidato da juventude e do povo”, lia-se em alguns dísticos, que também convidavam a população a votar no nº 4 como opção certa.

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO|EDIÇÕES NOVEMBRO|DUNDO ?? Cabeça de lista de candidatos a deputados na Lunda Norte orientou acto político no Lucapa
BENJAMIM CÂNDIDO|EDIÇÕES NOVEMBRO|DUNDO Cabeça de lista de candidatos a deputados na Lunda Norte orientou acto político no Lucapa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola