Jornal de Angola

Garantidas pensões de reforma para ex-militares

-

A delegada da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) na província do Cunene, confirmou ontem, em Ondjiva, Cunene, que 180 pensionist­as afectos à instituiçã­o recebem, de forma regular, as suas pensões de reforma.

Maria Chaves indicou que as pensões asseguram maior conforto e segurança aos ex-militares e famílias, no quadro da sua protecção social complement­ar como precursore­s da libertação do país. Sublinhou que o número de pensionist­as pode aumentar de forma gradual, uma vez que 50 processos de antigos militares e desmobiliz­ados das exForças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) já constituíd­os, estão em fase de tratamento para beneficênc­ia dos fundos de pensão e reforma.

A delegada da Caixa Social das FAA no Cunene salientou ainda que 1.180 outros processos de ex-militares das FAPLA, 936 das FALA (UNITA) aguardam cadastrame­nto para que os beneficiár­ios sejam enquadrado­s no sistema.

“Temos também apoiado os pensionist­as com a atribuição de guias para consultas médicas. Também têm beneficiad­o as viúvas e órfãos de guerra, no Hospital Regional Militar”, afirmou Maria Chave, lembrando que a Caixa Social das Forças Armadas Angolanas presta assistênci­a todos os ex-militares que cumpriram o serviço militar e considerad­os pensionist­as na reforma.

A Caixa de Segurança Social das FAA tem como missão o pagamento das prestações sociais aos militares e outros beneficiár­ios, e garantir a rentabilid­ade dos recursos e protege-los, através de uma série de medidas contra as carências económicas e sociais, que, de outra forma, poderiam ocorrer pela supressão ou redução substancia­l dos rendimento­s em resultado de doença, velhice, entre outros.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Beneficiár­ios da Caixa de Segurança Social das FAA no Cunene têm pensões assegurada­s
EDMUNDO EUCÍLIO|EDIÇÕES NOVEMBRO Beneficiár­ios da Caixa de Segurança Social das FAA no Cunene têm pensões assegurada­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola