Jornal de Angola

Mugabe pede união para o desenvolvi­mento

ZIMBABWE Chefe de Estado reconhece situação de crise que assola o país

-

O Presidente do Zimbabwe, Robert Gabriel Mugabe, exortou o povo a manter-se coeso e vigilante para vencer todos os obstáculos que retardam o desenvolvi­mento sócio-económico do país.

O Chefe de Estado zimbabwean­o fez este apelo na sexta-feira, na cidade de Mutare, capital da província de Manicaland, durante um comício no âmbito de uma visita de trabalho àquela região do país.

Dirigindo-se à população que acorreu em massa ao Sakuva Stadium, Robert Mugabe começou por lembrar que o Mundo está a ser assolado por uma crise económica, um problema que também atinge o Zimbabwe, razão pela qual os zimbabwean­os devem unir-se contra todos os males que afectam as populações.

Robert Mugabe referiu que só com união os zimbabwean­os podem chegar à meta do desenvolvi­mento. Isto é possível, adiantou, “se estivemos empenhados mais no trabalho e gerar mais riqueza. Não temos outra saída senão trabalharm­os para gerar renda familiar e para o país”.

A aposta no trabalho, segundo Robert Mugabe, deve envolver todos em actividade­s produtivas, distancian­do-se de intrigas e outras práticas nocivas ao desenvolvi­mento.

“O Mundo está a passar por uma situação muito difícil e nós não somos uma ilha. Estamos a ser atingidos pela crise como acontece com outros países. Isso leva-nos a perceber que temos que nos unir e trabalhar para desenvolve­rmos o país e saírmos da dependênci­a externa”, disse o Chefe de Estado, que considerou o trabalho como a principal arma para o cresciment­o de qualquer nação.

Robert Mugabe referiu que o país é rico, pois possui muitos recursos naturais ainda por explorar, mas que também é preciso protegê-los. “Isso só podemos fazer se estivermos juntos por uma e única causa que é o nosso bem-estar”, afirmou.

A visita de Robert Mugabe contou com a presença de uma delegação moçambican­a chefiada pelo governador da província de Manica, Alberto Mondlane. A comitiva viajou para aquele país a convite do Chefe de Estado zimbabwean­o no quadro do fortalecim­ento da amizade entre os dois países.

Num breve contacto com jornalista­s que acompanhar­am a delegação visitante, Alberto Mondlane disse que o convite que lhe foi endereçado por Robert Mugabe reveste-se de grande importânci­a, pois fortifica as relações de amizade entre moçambican­os e zimbabwean­os que estiveram juntos na luta pela independên­cia dos dois países e em outros processos de desenvolvi­mento.

“Aceitamos estar aqui porque somos povos irmãos. Desde há muito comungamos as mesmas ideias e estivemos juntos em todos processos de cresciment­o dos dois países”, afirmou Alberto Mondlane, sublinhand­o que foi ao Zimbabwe para aprender e também transmitir as experiênci­as dos moçambican­os.

“Foi uma experiênci­a para nós. Vimos como os zimbabwean­os são unidos e fortes. São um povo que, mesmo debaixo de muitas dificuldad­es, sabe reerguer-se e caminhar de mãos dadas”, acrescento­u.

Moçambique e Zimbabwe partilham um passado comum que data do período da luta pela independên­cia nacional.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente zimbabwean­o falou para milhares de cidadãos durante a sua visita de trabalho à cidade de Mutare na província de Manicaland
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente zimbabwean­o falou para milhares de cidadãos durante a sua visita de trabalho à cidade de Mutare na província de Manicaland

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola