Jornal de Angola

Forças governamen­tais combatem em Mossul

-

As forças iraquianas lançaram ontem uma ofensiva para expulsar o grupo extremista “Estado Islâmico” (“EI”) da cidade velha de Mossul, o que irá permitir, em princípio, o controlo da totalidade da segunda cidade do país.

“As forças do Exército, a agência de contra-terrorismo e a polícia federal lançaram um ataque sobre a cidade velha”, anunciou o chefe das operações, general Abdelamir Jarallah, num comunicado.

Um outro comandante das forças de elite de contra-terrorismo, general Abdel Wahab al-Saadi, confirmou à agência AFP o início do ataque contra a cidade velha de Mossul.

“Os ataques aéreos começaram logo após a meia-noite. As operações terrestres contra partes da cidade velha tiveram início ao amanhecer”, disse um oficial do comando de operações. A reconquist­a desta área com mais de 100 mil civis, de acordo com as Nações Unidas, é fundamenta­l para a recuperaçã­o de Mossul das mãos do “Estado Islâmico”, sendo esta cidade o último grande reduto urbano do grupo terrorista no Iraque.

Apoiado por uma coligação internacio­nal liderada pelos Estados Unidos da América, as forças iraquianas estão a conduzir desde Outubro uma grande ofensiva para expulsar o “EI” de Mossul, que foi tomada pelos terrorista­s em Junho de 2014.

Desde o início da ofensiva, 862 mil pessoas foram retiradas de Mossul. Cerca de 195 mil, no entanto, voltaram para a cidade, principalm­ente para o Leste. No total, 667 mil civis ainda estão desalojado­s e a viver com famílias de acolhiment­o ou nos 13 campos montados pelo Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

 ?? AHMAD AL-RUBAYE |AFP ?? Exército iraquiano retoma ofensiva para expulsar os rebeldes do Estado Islâmico de Mossul
AHMAD AL-RUBAYE |AFP Exército iraquiano retoma ofensiva para expulsar os rebeldes do Estado Islâmico de Mossul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola