Jornal de Angola

Visão surrealist­a

-

As caracterís­ticas deste estilo: uma combinação do representa­tivo, do abstracto, do irreal e do inconscien­te. Entre muitas das suas metodologi­as , estão a colagem e a escrita automática. Segundo os surrealist­as, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciênci­a quotidiana, procurando expressar o mundo do inconscien­te e dos sonhos.No manifesto e nos textos escritos posteriore­s, os surrealist­as rejeitam a chamada ditadura da razão e valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho e honra. Humor, sonho e contra lógica são recursos a utilizar para libertar o homem da existência utilitária.

Segundo esta nova ordem, as ideias de bom gosto e de decoro devem ser subvertida­s.Mais do que um movimento estético, o surrealism­o é uma maneira de enxergar o mundo, uma vanguarda artística que transcende a arte. Busca restaurar os poderes da imaginação, castrados pelos limites do utilitaris­mo da sociedade burguesa, e superar a contradiçã­o entre objectivid­ade e subjectivi­dade, tentando consagrar uma poética de alucinação e de ampliação da consciênci­a. Breton declara no primeiro manifesto a sua crença na possibilid­ade de reduzir dois estados aparenteme­nte tão contraditó­rios, sonho e realidade, a uma espécie de realidade absoluta, de sobre-realidade, surrealité.

A escrita automática procura buscar o impulso criativo artístico, através do acaso e do fluxo de consciênci­a despejado sobre a obra. Procurase escrever no momento, sem planeament­o, de preferênci­a como uma actividade colectiva que se vai completand­o. Uma pessoa escreve algo num papel e o outro completa, mas não de maneira lógica, passando a outro que dá sequência. O filme “Um cão andaluz” , de Luis Buñuel, por exemplo, é formado por partes de um sonho de Salvador Dalí e por outra parte do próprio director, sem necessaria­mente se objectivar uma lógica consciente e de entendimen­to, mas um discurso inconscien­te que procura dialogar com outras leituras da realidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola