Jornal de Angola

Fábrica de cimento aposta em nova linha e duplica a produção

- SAMPAIO JÚNIOR |

Ministra da Indústria Bernarda Martins inaugurou a nova linha de produção da Cimenfort que eleva a capacidade da fábrica para 700 toneladas anuais.

A ministra da Indústria, Bernarda Martins, inaugurou ontem na Catumbela a segunda linha de produção de cimento da fábrica Cimenfort que permite duplicar a capacidade de produção da unidade.

“É notório o grau de investimen­tos que se está a efectuar aqui na Cimenfort, isto é bom para o país que ainda tem muita obra por realizar e o cimento é um dos elementos principais na execução de obras de construção civil”, disse a ministra, acrescenta­ndo que “é muito bom ver os produtos nacionais começarem a caminha para a excelência”.

O director-geral da Cimenfort, Paul Ang, afirmou que a linha ontem inaugurada põe em marcha a quantidade e a qualidade de cimento produzido naquela unidade de produção que começou a funcionar em 2012, com uma capacidade de 370 mil toneladas de cimento anuais e que agora vai atingir a cifra de 700 toneladas anuais.

A segunda moagem para produção de cimento é baseada no sistema roller press. Os meios tecnológic­os são de origem alemã, fabricados pela firma Humbolt Wedag Gmbh.

De acordo com o director geral, o projecto foi concebido para ser implementa­do em três fases com equipament­o de produção moderno. Com uma localizaçã­o privilegia­da, em função da sua proximidad­e com o Porto do Lobito, a Estrada Nacional n.º 100 e a via férrea, a Cimenfort tem também bem próximo uma mina de calcário, matéria-prima fundamenta­l para produção do cimento.

A Cimenfort produz o cimento Kanawa, que tem como principais caracterís­ticas a estabilida­de das suas propriedad­es físico-químicas, plasticida­de elevada e alta resistênci­a, além de proporcion­ar uma redução do consumo de cimento na produção de betão e argamassa.

A outra marca é o cimento BUÉ, que tem como principal caracterís­tica a regularida­de e resistênci­a das propriedad­es físico-químicas. Possui, na sua composição, uma adição de escória siderúrgic­a que o torna num produto prático e de uso em qualquer etapa da construção.

Localizada no município da Catumbela, a fábrica está implantada numa área de 50 hectares e possui uma mina de calcário de 720 hectares. A unidade consome 26 megawatts de energia eléctrica.

 ?? SAMPAIO JUNIOR| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fábrica de cimento investe em nova linha de produção que permite dobrar a capacidade e melhorar a qualidade do produto
SAMPAIO JUNIOR| EDIÇÕES NOVEMBRO Fábrica de cimento investe em nova linha de produção que permite dobrar a capacidade e melhorar a qualidade do produto
 ?? |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Indústria Bernarda Martins visitou outras áreas do empreendim­ento depois de inaugurar a nova linha de produção da Cimenfort
|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Indústria Bernarda Martins visitou outras áreas do empreendim­ento depois de inaugurar a nova linha de produção da Cimenfort

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola