Jornal de Angola

Cooperação reforçada com Marrocos

-

Angola e Marrocos assinaram ontem acordos de consultas políticas e diplomátic­as e de supressão de vistos em passaporte­s diplomátic­os e de serviço. O director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores considerou a assinatura dos acordos, no quadro da visita, a primeira do ministro Georges Chikoti a Marrocos, um marco na história das relações entre os dois países que têm, como referiu, “grande interesse em reforçar a cooperação em vários domínios”. O Reino de Marrocos, onde o ministro das Relações Exteriores angolano manteve encontros ao mais alto nível, é o primeiro ponto de um périplo por cinco países. Georges Chikoti visita ainda a Hungria, Bielorrúss­ia, Lituânia e finalmente a Etiópia, país-sede da União Africana, que acolhe entre 27 de Junho e 4 de Julho a 29ª Cimeira anual de Chefes de Estado e de Governo.

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, rubricou ontem em Rabat com o seu homólogo marroquino um acordo de supressão de vistos em passaporte­s diplomátic­os e de serviço e outro de consultas políticas e diplomátic­as.

Georges Chikoti está em Rabat no início de um périplo que o levará ainda àHungria, Bielorrúss­ia, Lituânia e a Etiópia, no quadro do reforço da cooperação existente com estes países.

Angola e Marrocos querem reforçar a cooperação em vários domínios. OGoverno marroquino concede anualmente 25 bolsas de estudo a Angola para a formação técnicae profission­al. O director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) desloca-se no final deste mês a Rabat para reforço da cooperação na área da formação de quadros. Ainda ontem, GeorgesChi­kotireuniu-secom o grupo de embaixador­es africanos acreditado­s em Rabat e com o presidente da Câmara de Representa­ntes do Reino de Marrocos,Habibe El Malki. O ministro foi igualmente recebido em audiência pelo chefe do Governo, Saad Edine El Othmani. O chefe da diplomacia angolana tem ainda encontro marcado com o grupo empresaria­l MaZen, o maior na área das energias renováveis, que pretende investir em Angola.

O director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, afirmou que as relações bilaterais angolano-marroquina­svão ficar mais reforçadas com a visita do ministro Chikotia Marrocos.

“A expectativ­a é grande, porque é a primeira vez que o ministro das Relações Exteriores efectua uma visita oficial ao Reino de Marrocos. Portanto, por si só é um elemento importante que estabelece uma nova era nessas relações”, disse o diplomata angolano.

O périplo do ministro das Relações Exteriores a cinco países da Europa e de África tem como objectivo desenvolve­r consultas políticas, analisar assuntos de interesse bilateral e multilater­al, além de reforçar os laços de cooperação política e diplomátic­a. A deslocação termina em Addis Abeba, capital da Etiópia e sede da União Africana que vai acolher nos próximos dias uma cimeira dos 54 Estados-Membros.

Recentemen­te, o ministro das Relações Exteriores esteve em Abuja, Nigéria, onde apresentou as políticas de desenvolvi­mento que têm como objectivo diversific­ar a economia nacional para benefício dos angolanos. Georges Chikoti participou no encontro entre titulares dos negócios estrangeir­os de países africanos e dos Estados nórdicos. O ministro Georges Chikoti participou posteriorm­ente no debate sobre Paz e Segurança em África e nos países nórdicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola