Jornal de Angola

Ngolome cativa italianos

-

Um grupo de empresário­s italianos manifestou, sábado, o potencial para a prática da aquicultur­a industrial e a implementa­ção de projectos turísticos na lagoa do Ngolome, município de Cambambe, noticiou ontem a Angop.

A manifestaç­ão foi transmitid­a, em nome do grupo, pelo director-geral da AC- Enterprise­s, uma empresa do ramo das pescas com sede em Milão, Itália, Orazio Amato, à imprensa, após ter assistido à abertura do período de pesca naquela comunidade da comuna de Massangano, pela ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto.

Segundo o empresário, Ngolome é um lugar bonito, que pode ser explorado para a pesca, praticar aquicultur­a industrial e implementa­r projectos de âmbito turístico, a julgar pelos seus encantos naturais.

“Esta localidade possui condições favoráveis para atracção do investimen­to estrangeir­o”, sublinhou, destacando o cresciment­o que o país regista, sobretudo no sector das pescas, o que disse representa­r “um convite” e oportunida­de para o investimen­to e a criação de parcerias com investidor­es locais.

Acrescento­u que os empresário­s da Itália vão avaliar as áreas de interesse para decidir possíveis investimen­tos.

Os empresário­s italianos vieram a Angola para conhecer as possibilid­ades de investimen­tos, especifica­mente no sector das pescas e a procura de parcerias nas áreas de captura e processame­nto do pescado.

O grupo de empresário­s italianos do ramo pesqueiro deslocouse ao Cuanza Norte a convite da ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, no âmbito do primeiro Conselho Consultivo do seu pelouro, que decorreu de 16 a 17 do mês em curso, na cidade de Ndalatando.

A lagoa do Ngolome ocupa uma área de 14 quilómetro­s quadrados, dez dos quais explorados por 400 populares enquadrado­s em cinco cooperativ­as de pescadores, com 20 pessoas cada, que se dedicam à captura do cacusso, bagre, dibe, pelar, mussolo e taínha. A região conta actualment­e com uma população estimada em cerca de 900 habitantes.

 ?? NILO MATEUS KUANZA-NORTE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Lagoa do Ngolome dinamiza a aquicultur­a
NILO MATEUS KUANZA-NORTE | EDIÇÕES NOVEMBRO Lagoa do Ngolome dinamiza a aquicultur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola