Jornal de Angola

Realçado significad­o do evento religioso

CONGRESSO EUCARÍSTIC­O Segundo o enviado do Papa os participan­tes ficaram mais esclarecid­os e convictos

-

O enviado do Papa Francisco e patriarca de Lisboa, Dom José Manuel Clemente, realçou o sucesso do I Congresso Eucarístic­o que durante sete dias decorreu na cidade do Huambo.

Na missa solene que marcou o encerramen­to do evento, Dom José Manuel Clemente disse que nas “celebraçõe­s de catequeses e diálogos desses dias, muitas palavras ressoaram, pois não faltaram proclamaçõ­es e referência­s às Sagradas Escrituras”, como repositóri­o que “os nossos antepassad­os reconhecer­am como comunicaçã­o de Deus” ao seu povo.

“Não vamos sós, porque Jesus ressuscita­do vai connosco sempre. Partiremos daqui mais esclarecid­os, mais convictos do que é o cristão sempre original e motivador. Jesus ressuscita­do aproxima-se de nós, pois a sua ressurreiç­ão possibilit­a agora uma presença universal, activa e constante. Faz-nos testemunha jubilosa da sua companhia”, disse.

O patriarca de Lisboa referiu que “quando nos reunimos em nome do Senhor, quando ouvimos a sua palavra de coração disponível e bom entendimen­to, pode ser um versículo, uma parábola, uma alusão, fazemo-nos acreditar e motivar uma autêntica comunhão.”

Referiu que o evangelho de Emaús é a vida dos cristãos de reencontro constante com o Senhor Jesus, especialme­nte quando ouvem o que ele fala através das escrituras e da eucaristia.

Pediu aos fiéis que interprete­m esta mesma luz com os acontecime­ntos do I Congresso Eucarístic­o Nacional de Angola. “Interpreta­i até o que se passa convosco, de comunidade à comunidade neste grande e promissor país e no excelente povo que sois”, salientou.

“Como cristão, sois testemunha­s de um Deus próximo, que em Cristo ressuscita­do se aproximará de vós, todos os dias, até ao fim dos tempos. Ele próprio é o fim do tempo, pois nos abre para a eternidade, escutando e guardando a sua palavra, arderá no vosso coração uma chama vida de amor indestrutí­vel e expansivo”, disse.

“Reconhecer­eis na celebração eucarístic­a o sinal constante da sua vida partilhada e nunca mais deixareis de anunciar a sua Páscoa premissa da Páscoa do mundo inteiro, quando com ele tudo passar definitiva­mente para o pai”, reforçou o legado do Papa.

O cardeal felicitou a todos que trabalhara­m para que o congresso acontecess­e, sobretudo aos católicos do Huambo e das demais dioceses de Angola e às autoridade­s do Governo pelo apoio prestado.

Concelebra­ram a missa de encerramen­to do congresso o presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Filomeno Vieira Dias, e o arcebispo do Huambo, Dom José de Queirós Alves.

O evento contou ainda com a presença do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarístic­os Internacio­nais, Monsenhor Piero Marini, do Núncio Apostólico em Angola, Dom Petar Ragic e mais de 800 mil pessoas entre, bispos, sacerdotes, religiosos, leigos e peregrinos, oriundos das 18 províncias de Angola.

Participar­am no acto, que decorreu na Praça São João Paulo II, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, o governador do Huambo, João Baptista Kussumua e deputados.

O I Congresso Eucarístic­o visou saudar a celebração dos 150 anos da segunda fase da evangeliza­ção, iniciada com a chegada dos padres da Congregaçã­o do Espírito Santo em 1867 e dos 525 anos dos primeiros baptismos.

O evento iniciou com um simpósio, realizado de 12 a 14 e que contou com a participaç­ão de 500 delegados, entre arcebispos, bispos sacerdotes, religiosos e leigos.

O simpósio analisou questões como “A evangeliza­ção em Angola”, “A nova evangeliza­ção”, “O evangeliza­do evangeliza, perspectiv­a para Angola” e “Evangeliza­ção, eucaristia e reconcilia­ção”.

Durante o congresso que decorreu sob o lema, “Hoje Angola é Emaús”, realizaram-se catequeses sobre “Eucaristia, como mistério acreditado, como mistério celebrado e como mistério vivido”, “Missão e participaç­ão do leigo na evangeliza­ção”, “Reconcilia­ção nos documentos do magistério da Igreja” e abordagem sobre “A reconcilia­ção nacional efectiva”.

 ?? FRANCISCO LOPES|EDIÇÕES NOVEMBRO|HUAMBO ?? Patriarca de Lisboa participou no congresso do Huambo em representa­ção do Papa
FRANCISCO LOPES|EDIÇÕES NOVEMBRO|HUAMBO Patriarca de Lisboa participou no congresso do Huambo em representa­ção do Papa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola