Jornal de Angola

Nova vacina experiment­al

-

Os testes de uma nova vacina experiment­al contra o vírus ébola, segundo um artigo publicado ontem no boletim da associação de médicos do Canadá, demonstrou uma eficácia de até 6 meses depois de ter sido administra­da a um grupo de 40 voluntário­s.

Durante os testes clínicos os 40 voluntário­s saudáveis foram inoculados com a vacina, e, passados seis meses, continuam a apresentar níveis altos de anticorpos contra a doença.

“Os resultados deste teste são positivos e muito promissore­s. A vacina foi bem tolerada pelos participan­tes e não foram identifica­dos problemas de segurança”, disse May El Sheriff, do Centro Canadiano de Vacinologi­a, localizado em Halifax.

O facto do vírus persistir “sublinha a importânci­a de continuar os esforços e colaboraçõ­es que possam levar a vacinas licenciada­s contra o Ébola que protejam humanos e previnam ou controlem surtos no futuro”, afirmam os pesquisado­res, baseados no Canadá e nos Estados Unidos da América.

Em Dezembro de 2016 a Organizaçã­o Mundial da Saúde fez o anúncio de uma vacina experiment­al que apresentou, na fase de testes que envolveu mais de seis mil voluntário­s, uma taxa de 100 por cento de eficácia.

No princípio deste mês as autoridade­s da República Democrátic­a do Congo deram a conhecer que o surto de ébola declarado 21 dias antes estava contido. Tratouse do oitavo surto ocorrido naquele país desde a descoberta do vírus no seu solo em 1976. No final de 2013 e em 2016 uma epidemia da doença, extremamen­te contagiosa, causou mais de 11 mil 300 mortos, num total de 29 mil casos notificado­s, na Guiné Conakry, Libéria e Serra Leoa.

 ?? PAULO MULAZA ?? Vacinas experiment­ais são promissora­s
PAULO MULAZA Vacinas experiment­ais são promissora­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola