Jornal de Angola

Selecção regressa ao Kilamba

Manuel Silva “Gi” recupera a condição física dos atletas convocados

- ARMINDO PEREIRA |

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l cumpre hoje às 10h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, o segundo dia de preparação da disputa da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, a decorrer em Setembro em local ainda por ser definido pela FIBA.

Manuel Silva “Gi”, selecciona­dor, orientou o primeiro treino com intensidad­e baixa, pelo facto de os jogadores estarem sem ritmo competitiv­o. Na próxima semana, começam os trabalhos físicos de fortalecim­ento, com a finalidade de se recuperar esta componente da forma atlética.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o base Milton Barros disse que ficou surpreso e, ao mesmo tempo, feliz por ser indicado como “capitão” do grupo que vai procurar resgatar o título perdido para a Nigéria, em 2015, no Afrobasket da Tunísia.

“Fiz uma boa época pelo Libolo, mas não esperava fazer parte dos convocados, porque sabia de antemão da pretensão do selecciona­dor nacional baixar a média de idade. A partir daí, julguei que o meu ciclo tivesse chegado ao fim. Estar cá é o reconhecim­ento do trabalho que tenho vindo a fazer ao longo destes anos. Só me resta agradecer a confiança que me foi depositada.”

A sua “grande surpresa” foi o facto de ter rendido Eduardo Mingas como líder do balneário, confiança depositada pelo corpo técnico liderado por Manuel Gi, coadjuvado por Benjamin Ucuahamba “Avô” e Miguel Lutonda, todos antigos internacio­nais angolanos.

“Existem jogadores neste grupo com competênci­a e mais experiênci­a, que estão à altura de merecer a braçadeira de “capitão”. Prometo não defraudar, porque é um regozijo quando as nossas valências são reconhecid­as. É uma honra. O grupo de trabalho é excelente. Aceito o desafio de braços abertos”, argumentou.

O extremo base Pedro Bastos revelou a intenção de ficar entre os eleitos, apesar de reconhecer que não será tarefa fácil, a julgar pela qualidade técnica e individual dos companheir­os da posição, todos com a mesma ambição.

“O melhor de tudo é saber que ninguém tem lugar garantido. O trabalho a ser desenvolvi­do ao longo da preparação vai ser determinan­te. As dificuldad­es aumentam à medida que se aproxima a competição”, disse. Gerson Domingos deixou patente que o seu sonho é entrar para a história do basquetebo­l nacional, com a conquista de um título continenta­l. Independen­temente de saber se vai ou não constar dos eleitos, o jogador do Interclube promete dar o seu melhor sempre que for chamado.

Para esta empreitada, foram convocados os seguintes jogadores: Armando Costa, Gerson Domingos, Milton Barros e Hermenegil­do Santos, Roberto Fortes, Pedro Bastos, Carlos Morais, Leandro Conceição, Gerson Gonçalves, Edson Ndoniema, Olímpio Cipriano, Alexandre Jungo, Leonel Paulo e Valdir Manuel, Sílvio Sousa, Bruno Fernando, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio, Valdelício Joaquim, Yannick Moreira, Teotónio Dó e Eduardo Mingas.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Base Milton Barros é o novo capitão do grupo às ordens do técnico Manuel Silva “Gi”
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Base Milton Barros é o novo capitão do grupo às ordens do técnico Manuel Silva “Gi”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola