Jornal de Angola

Indústria militar é prioridade

- ADALBERTO CEITA |

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) apontou ontem a formação mútua em línguas, indústria militar, formação para operações de apoio à paz como as áreas prioritári­as na cooperação entre Angola e o Zimbabwe.

Geraldo Sachipengo Nunda, que falava no final das conversaçõ­es ao mais alto nível das delegações militares dos dois países, referiu que Angola e o Zimbabwe definiram os passos a seguir para o reforço da cooperação militar. Horas antes, ao discursar na abertura das conversaçõ­es, no salão nobre do Ministério da Defesa Nacional, Geraldo Sachipengo Nunda afirmou que o Zimbabwe é um parceiro estratégic­o de Angola e as Forças Armadas dos dois países não estão dissociada­s desta parceria. Referiu que existe um percurso comum e lembrou que a amizade existente entre os povos e governos foi forjada pelos caminhos difíceis trilhados, tendo apontado a luta pela independên­cia, contra o regime do “apartheid” e o contributo dado para que as tropas governamen­tais recuperass­em a iniciativa militar e terminasse­m a guerra em 2002.

Geraldo Sachipengo Nunda disse que África continua a ser o continente com o maior número de conflitos de várias origens, que constituem um desafio aos líderes continenta­is. Sublinhou que a Região dos Grandes Lagos pode ser considerad­a o epicentro do qual erradia grande parte dos conflitos, pois o nível de instabilid­ade e de inseguranç­a afecta grande parte dos Estados situados na região ou os seus vizinhos. “A paz para África continua na agenda política do Executivo angolano e é neste sentido que se dirigem os esforços do Presidente José Eduardo dos Santos, na qualidade de presidente em exercício da Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola